quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

“PREFEITURA PERSEGUIDORA”




“PREFEITURA PERSEGUIDORA”

Em uma gestão que se diz nova tem que ser tirada uma palavra que para mim é muito negativa que é a palavra “perseguição”, na Prefeitura de São Bernardo do Maranhão esta palavra é o que reflete o que o Prefeito e sua Trupe de Secretários e Assessores estão fazendo com varias pessoas de bem de São Bernardo e que não dependem nem um centavo desta administração e nem favor para as passadas.

Um exemplo alguns comerciantes estão sendo ameaçados de terem suas mercadorias e pertences jogado na Rua simplesmente por serem contra e muitas das vezes até do lado deles mesmo, será que todos não veem que estamos vivendo em uma Ditadura que em alguns anos em nossa cidade virou um verdadeiro Câncer que só destrói.

A perseguição é implacável, deveria eles que estão no poder parar de perseguir pessoas que diferente deles são acostumadas a trabalhar derramando seu suor todos os dias enquanto eles ficam a esperar para todos os meses a hora de sangrar para beber o sangue desta Prefeitura que é uma das mais Pobres do Maranhão.

A Perseguição de forma disfarçada quando vem por meio de ameaças e seus comunicados assinados por quem pensa que manda não nos mete medo, por que, os que recebem só estão esperando algum ato de Terrorismo por parte dos que estão no poder na Prefeitura de São Bernardo.

Como pode existir num poder público pessoas de coração tão fechado? Como pode existir pessoas tão perseguidoras? Deveriam estas mesmas pessoas cuidar melhor da Saúde de nosso Município que é péssima, deveriam eles cuidar melhor de nossa Educação que é péssima, deveriam eles se envergonhar de pagar 70,00 por mês a um funcionário da Prefeitura, deveriam eles alimentar quem esta verdadeiramente com muita fome em nosso Município, deveriam eles pagar um Salario digno para todos os funcionários tanto efetivos como concursados e contratados, seriam mais humanos com os funcionários contratados que são mais massacrados em São Bernardo.

Como pode em São Bernardo do Maranhão termos uma Prefeitura Perseguidora, como queria que todo o Povo veja as maldades que esta Ditadura faz com todos, mais tenho fé que a hora da Verdade esta chegando, aproveitem bem a hora de vocês, por que Deus nada é feito sem que ele veja ou saiba. Para finalizar digo uma frase: “Felizes os Perseguidos por que eles terão sua recompensa no Final”.

Gerson Paz.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"Prefeitos, transparência já!"




"Prefeitos, transparência já!"


Por Gil Castello Branco
Publicado no facebook dia 29 de Janeiro de 2013


Um amigo, Arildo Dória, passando há alguns anos por uma cidade do interior de Goiás encontrou uma placa curiosa. A tábua de madeira, pregada no meio de duas estacas, anunciava a reforma da praça, o custo da obra e a origem dos recursos, diretamente atribuída ao “Povo de Padre Bernardo”. Diante da frase inusitada, Arildo, velho comunista, sentou-se em um banco que ainda restava no local para refletir sobre a forma da divulgação.

De fato, convenhamos, é mais correto relacionar a origem dos recursos ao povo do que aos governos federal, estaduais ou municipais, como insinuam os políticos nos outdoors sobre as obras públicas. O Estado, por si só, não gera um centavo. Apenas administra os impostos, taxas e contribuições que as pessoas físicas e jurídicas pagam.

Assim sendo, nada mais natural do que a população saber com detalhes como está sendo gasto o seu dinheiro. Como consequência da Lei Complementar 131 — de autoria do senador João Capiberibe —, a partir de 27 de maio próximo todos os 5.568 municípios brasileiros deverão ter as suas contas disponibilizadas na internet. Até então, somente as prefeituras com mais de 50 mil habitantes estavam obrigadas a fazê-lo. No Rio de Janeiro, por exemplo, prefeitos de 55 cidades deverão inaugurar ou aprimorar os portais existentes, se é que ainda não o fizeram. Dentre essas localidades estão Arraial do Cabo, Búzios, Miguel Pereira, Parati, Vassouras, entre outras frequentadas pelos cariocas nos fins de semana.

É provável que alguns prefeitos coloquem empecilhos para o cumprimento da “novidade”, que já estava programada há quatro anos, quando da publicação da lei. Neste caso, os estados e as prefeituras de maior porte poderão colaborar com os pequenos municípios para que os portais tenham qualidade e o menor custo.

Na verdade, os políticos gostam de muita transparência, mas nos governos dos adversários. No entanto, se os recém-eleitos ou reeleitos quiserem mesmo ser transparentes, deverão colocar nos sites de suas cidades as agendas diárias, os plantões dos médicos nos hospitais, o que a prefeitura comprou, por quanto, de quem, em que quantidade, o nome dos funcionários públicos com os respectivos cargos e salários, entre muitas outras informações relevantes para o controle social.

Para a lei ser cumprida, não bastará o site municipal conter o currículo e a foto do prefeito, o telefone do Corpo de Bombeiros e outras informações do gênero. O detalhamento será fundamental para que sejam multiplicados os “auditores”, o que irá aprimorar as administrações públicas. No dia a dia, vários problemas serão minimizados com a fiscalização dos próprios cidadãos.

A título de exemplo, na 36ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, realizado pela CGU, foram encontradas irregularidades no Programa Bolsa Família em todos os 24 municípios examinados, do cadastro desatualizado à frequência escolar. Entre os beneficiários havia proprietários de oficina, salão de beleza, sítio, moto e camionete F4000, além de centenas de funcionários públicos que não se enquadravam nos requisitos do programa.

Em Arraial do Cabo, por exemplo, existiam 397 beneficiários pertencentes a famílias em que pelo menos um membro tinha vínculo empregatício, até mesmo com empresas públicas e sociedades de economia mista. Dentre os espertalhões, 75 servidores vinculados à própria Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo.

O fato não é inédito. Em outras 14 cidades foram identificados funcionários públicos com evidências de renda per capita superior à estabelecida na legislação do programa. Na cidade de Santana (PE), por exemplo, foram encontrados 99 bolsistas empregados na esfera municipal, 62 dos quais na própria prefeitura.

Com os novos portais, bastará haver a divulgação simultânea do nome dos servidores públicos e dos favorecidos pelo Bolsa Família para que qualquer cidadão possa cruzar as informações e denunciar essa “mamata” dos funcionários municipais. Sem dúvida, a transparência é a principal inimiga da corrupção.

As prestações de contas vêm de longo tempo. Na Grécia antiga a comunidade reunia-se na Ágora, a praça pública, para avaliar a contabilidade dos arcontes, embaixadores, generais, sacerdotes e de todos aqueles que geriam o dinheiro público. Nos dias de hoje, a cidadania vem pela via digital.

O essencial é que os homens públicos informem como estão gastando o dinheiro do povo, seja na internet ou na Praça de Padre Bernardo.

Gil Castello Branco é economista e fundador da organização não governamental Associação Contas Abertas.


"O ‘espírito animal’ e a eleição de 2014".



"O ‘espírito animal’ e a eleição de 2014".

Por Merval Pereira
Publicado no facebook dia 17 de janeiro de 2013


Há algum tempo se discute no país o que é preciso fazer para despertar o “espírito animal” do investidor para que voltemos a crescer. O termo é de John Maynard Keynes em “A teoria geral do emprego, do juro e da moeda" (1936). Quando fala das expectativas de longo prazo, ele escreve que a hora certa para investir se dá quando o “espírito animal”, tipo especial de confiança, sobrepõe-se a cálculos matemáticos. “Isso acontece quando o receio do prejuízo, que volta e meia acomete os pioneiros, é colocado de lado como um homem saudável esquece a expectativa da morte”. 

Esse “otimismo espontâneo” geraria uma inclinação natural “para a ação, em vez da inação”, fazendo a “engrenagem” da economia girar. A presidente Dilma tem chamado para conversas privadas ou coletivas os mais importantes empresários brasileiros, numa demonstração de que afinal compreendeu que precisa se comunicar diretamente com eles para dissipar eventuais dúvidas que os fazem recalcitrantes diante da possibilidade de ampliar investimentos no Brasil.

Esse “espírito animal” que o governo pretende despertar depende, no entanto, muito mais de atitudes concretas do que de conversas. A economia este ano será crucial para as pretensões da presidente Dilma de se reeleger, não apenas para viabilizá-la junto ao eleitorado como para desmobilizar movimentos internos no PT e na base aliada para a volta de Lula, que parecia fora das cogitações do ex-presidente, mas passou a ser um dado fundamental do xadrez político a partir do momento em que Lula viu-se acuado por uma série de denúncias, existindo a possibilidade de que venha a ser investigado sobre o mensalão.

Para reagir ao que considera uma campanha de desconstrução de sua imagem, Lula começou a sugerir uma possível volta ao cenário eleitoral, para alimentar uma expectativa de poder que o fortalece e protege de ameaças. Lula pretende sair pelo país em viagens para enfrentar a tal campanha diante do povo, e a ala petista descontente com a gestão da presidente Dilma, assim como políticos de diversas tendências abrigados na aliança governamental, também se anima com essa possibilidade, pois Lula sempre teve uma relação com os políticos mais próxima do que a presidente Dilma.

As políticas assistencialistas do governo certamente são a base de sua popularidade, mas talvez essa imagem de distância do mundo político permita que ela seja tão popular mesmo sem ser nada carismática. Já o carisma de Lula o mantém altamente popular mesmo com a revelação constante de sua leniência com políticos de todas as tendências.

Exatamente porque a economia será uma definidora fundamental das chances de reeleição da presidente Dilma, os políticos começam a abrir os olhos para o que está ocorrendo nessa área, e outro tipo de “espírito animal” começa a se manifestar: o que faz com que procurem com lupa sinais que identifiquem as reais possibilidades de cada potencial candidato à Presidência em 2014.

Esse “espírito animal” faz com que seja pule de dez o apoio à reeleição de Dilma se a economia se recuperar nestes dois anos, mesmo que não venha nenhum “pibão”.

Mas o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está sendo identificado como uma peça fundamental nesse jogo, e sua habilidade política de se manter na base aliada “até 2013”, deixando aberta a possibilidade de candidatura própria, tem chamado a atenção de seus pares. A candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) ainda não se inclui na lista das possibilidades reais, pela fragilidade da oposição e pelos problemas tucanos internos. Mas a capacidade de Aécio de formar alianças faz com que ele não seja desprezado nessa corrida, ainda mais se a situação econômica corroer a imagem da presidente. A presença de Marina Silva e seu novo partido no páreo é outro elemento importante nas análises, e não escapa aos políticos a possibilidade real de um grande acordo oposicionista, em eventual segundo turno, unindo esses três candidatos.

O que não foi possível em 2010 porque no segundo turno a alma petista de Marina acabou rejeitando um acordo com o tucano José Serra que poderia levá-lo a vencer Dilma. A eleição de 2014 começa a ser jogada este ano e está nas mãos do “espírito animal” dos investidores e dos políticos.

"Sarney e a fome no Socorrão".




"Sarney e a fome no Socorrão".


Por Sandro Vaia 
Na foto: José Sarney.
Publicado no Facebook dia 18 de Janeiro de 2013


“O Maranhão não suportava mais nem queria o contraste de suas terras férteis, seus vales úmidos, seus babaçuais ondulantes , de suas fabulosas riquezas (...) com a miséria, com a angústia, com a fome, com o desespero...” 

Em 1966, o então jovem de 36 anos José Sarney, eleito governador , empolgava o Maranhão com um discurso de posse literariamente contundente, cheio de palavras ásperas, prometendo colocar um fim na miséria e na corrupção que assolavam o Estado. 

Ele prometia “mudar a face do Maranhão” e o povo, entusiasmado, aplaudia. 

Quem quiser se emocionar com o discurso e com as imagens da pobreza do Estado cuja redenção se iniciava naquela posse, pode entrar no Youtube e digitar: “Maranhão 1966, documentário de Glauber Rocha”, e verá, em pouco mais de 8 minutos, um dos documentos mais chocantes já produzidos sobre a realidade política do País, dirigido pelo talento nascente daquele que viria a ser o mais mítico dos nossos cineastas. 

Como poderia imaginar o jovem gênio do cinema que se vivo estivesse, agora, 47 anos depois da posse do governador Sarney, poderia repetir o documentário com o mesmo roteiro de pobreza e miséria que prometia combater e eliminar naquele derramado discurso de posse. 

O Maranhão é hoje, 47 anos depois do início do domínio da oligarquia Sarney, o penúltimo estado no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, superado apenas pelo tenebroso estado de Alagoas, que já foi comandado também por um ex-presidente da República. 

Uma semana atrás, o médico diretor de um hospital público do Maranhão, apelidado de Socorrão I, apareceu num programa de televisão e escreveu no Facebook pedindo à população que doasse alimentos e produtos de limpeza para que o hospital pudesse continuar funcionando. 

O hospital é municipal, comporta 128 pacientes mas tem 216 internados, e o descalabro em que está é atribuído ao ex-prefeito João Castelo (PSDB), que acaba de encerrar a sua gestão.O prefeito que assumiu decretou estado de emergência na saúde pública de São Luis. 

O ex-prefeito, cuja maior obra é o estádio de futebol que consagra seu nome no aumentativo-Castelão- apesar de filiado ao PSDB, recebeu o apoio da governadora Roseane Sarney no segundo turno, mas perdeu para um político do obscuro PTC. 

O Maranhão definha, e as palavras de José Sarney de 1966 perderam-se no vento, enquanto ele cortava a fita de inauguração da exposição “Modernidade no Senado Federal-Presidência de José Sarney”, paga com dinheiro público, na semana passada,em Brasília.

Dinheiro que poderia comprar comida para os doentes do Socorrão.


"O paradoxo do PMDB".




"O paradoxo do PMDB".

Por Merval Pereira
Publicado no Facebook dia 19 de Janeiro de 2013

O PMDB se prepara para um dos momentos mais importantes de sua trajetória política enfrentando um paradoxo que não lhe é desconhecido. Por um desses desígnios da sorte vai presidir as duas Casas do Congresso nos anos vitais para a sucessão presidencial, mas seus indicados para o cargo, o deputado federal Henrique Alves e o senador Renan Calheiros, se têm uma aparente tranquilidade para se eleger junto a seus pares, não desfrutam junto à opinião pública de uma imagem que permita ao partido se impor como uma alternativa de poder. 

O fato de terem uma imagem interna melhor que a externa provavelmente indica que o Congresso é uma instituição em choque com a opinião pública, tendo perdido já há algum tempo a característica de representar o pensamento médio brasileiro, seja pela influência financeira nos pleitos, seja pelas possibilidades que o sistema eleitoral brasileiro dá para desvirtuar o voto popular com as coligações proporcionais. Ou ainda pela distribuição não proporcional das cadeiras pelos Estados da Federação.

O PMDB terá nos próximos dois anos a oportunidade de ter sob seu controle o Congresso Nacional, um dos Poderes da República que, no entanto, está tão desmoralizado na posição subalterna em que se colocou diante do Executivo e do Judiciário que dificilmente dá a seus representantes a possibilidade de se igualarem aos seus pares dos demais poderes.

Mesmo assim, o PMDB terá condições de barrar iniciativas do Executivo, de propor ações concretas, de não limitar sua ação ao fisiologismo, se quiser ter um peso decisivo na eleição presidencial de 2014. Essa preocupação não é só do PMDB, mas de todos os partidos aliados do governo que têm projetos políticos de mais longo prazo, como o PSB e até mesmo o recente PSD, mal nascido e já inquieto com a disputa do poder político paulista.

O PT conseguiu ficar na oposição nos dois governos de Fernando Henrique, tendo se recusado a aderir à transição chefiada por Itamar Franco, justamente por que tinha uma expectativa de poder alimentada pela ida de Lula ao segundo turno da eleição presidencial de 1989 contra Collor. A derrocada do governo, comandada pela bancada petista no Congresso e pelos movimentos sociais nas ruas, deu a sensação ao PT de que chegara a sua hora. A alternativa partidária derrotada nas urnas mostrava-se novamente à disposição dos eleitores em 1994, e poderia até mesmo ter sucesso se os planos não fossem atropelados pelo Plano Real.

A falta de expectativa de poder nesses anos petistas implodiu por dentro a oposição e resultou no PSD, um abrigo para todos que não querem ficar longe do poder. A decisão do PMDB de não disputar várias eleições presidenciais nos últimos anos explicaria porque não tem uma imagem política nacional, embora domine a política regional mantendo sua estrutura enraizada por todo o país, o que resulta de sua própria origem. Durante os anos de ditadura, só restava aos partidos disputarem o poder municipal, e à medida que foi se ampliando a possibilidade de disputar eleições, o PMDB foi deixando suas raízes pelo interior do país, o que lhe garante uma estrutura nacional invejável que o PT, depois de 10 anos de poder, e o PSDB, mesmo tendo ficado oito anos na Presidência, não conseguiram superar.

Deixando, no entanto, que questões locais se sobrepusessem às nacionais, demonstrou uma vocação política restrita, aceitando o papel de coadjuvante de PT e PSDB, partidos que têm "vocação presidencial". No momento em que assume o controle do Poder Legislativo, tem a chance de se impor como parceiro preferencial e não apenas decorativo do PT, ou de participar do jogo de poder com outros parceiros, caso seu faro apurado descubra que o vento do poder mudou de direção.

Mas o PMDB tem contra si o histórico fisiológico de suas principais lideranças que dificulta antever nas suas ações um movimento de revigoramento do Poder Legislativo, sem o que continuará sendo um ator periférico, sempre aliado do poder do momento, mas sem credenciais para exercê-lo. Continuará sendo vítima de sua própria trajetória política, sem condições de governar, mas sendo imprescindível a qualquer governo.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Rodo de São Bernardo do Maranhão esta agindo primeiro nos dele mesmo, pode?



Rodo de São Bernardo do Maranhão esta agindo primeiro nos dele mesmo, pode?

Era só o que faltava, o rodo de São Bernardo do Maranhão esta agindo nos que votaram nele mesmo, todos em São Bernardo estavam pensando que este tão rodo era para os da Oposição mais o que esta acontecendo é o contrario, como pode, no mercado central de São Bernardo noticias da rua soubemos que uma Secretaria não sabemos quem, chegou lá e foi em cada box e afirmou que todos irão pagar a suas próprias energias e vão pagar aluguel também para a Prefeitura de São Bernardo, “Passa o Rodo”, como pode uma Administração desastrosa dessas massacrar os próprios que votaram neles mesmos, e fazer isso logo com quem mais precisam deles mais sinceramente eu já esperava por uma ação dessas deste grupo desastroso para infelicidade de quem votou neles, já foram demitidos pessoas que eles acham descartáveis, e já tiraram algumas diretoras de alguns colégios do município e remanejaram e outras estão como diz a linguagem da rua Rodadas sem saber para onde ir, como pode acontecer algo assim com todos que estavam, entre aspas, com eles neste pleito eleitoral, simplesmente até fazendo o que eles queriam, mais simplesmente foram pegos de surpresa pelo “Passa o Rodo”.

Agora o povo deles está vendo verdadeiramente a mão desta Administração desastrosa que “Nada Faz Com Amor” e sim “Passa o Rodo” em pessoas do próprio grupo deles e o pior em quem simplesmente votou no Rodo de São Bernardo, mais o povo esta sentindo na pele que sua escolha foi e sempre será errada, mais quero tranquilizar a todos que o pior ainda vai vir, por que a lista para serem demitidos é enorme, e você que esta lendo este Blog agora se for do grupo desastroso que esta no poder cuidado por que você pode ser a próxima vitima do “Passa o Rodo”.

Quero terminar dizendo que em São Bernardo esta as mil maravilhas, com corrupção a vista, nepotismo correndo Souto nesta administração, e o pior que se chegarmos a precisar de algum serviço desta Prefeitura Privada que de Pública não tem nada, nós da Oposição ficamos sem nenhum serviço público por que todo serviço da Prefeitura de São Bernardo é só para quem eles querem e isso é vergonhoso demais em pleno Século 21 acontecer certos absurdos como acontece aqui em São Bernardo do Maranhão e finalizo dizendo “Passa o Rodo” em todo mundo que votou neste Grupo desastroso que esta no poder.

Gerson Paz 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Na Minha Opinião Dilma tem mesmo que sair do PT.




Na Minha Opinião Dilma tem mesmo que sair do PT.

Os Rumores que a Presidente Dilma Rousseff vai sair do Partido dos Trabalhadores não é por menos o que o Partido esta fazendo em todo Pais, uma campanha para arrecadar os valores das multas dos condenados pelo mensalão do PT pelo Supremo, como pode se fosse eu também cogitaria minha saída, ela esta certíssima em deixar a historia sair na rua.

O Presidente Lula deveria mesmo é ficar no lado de sua Companheira até o fim, agora em alguns sites se cogita a volta do Ex-Presidente para concorrer nas próximas eleições de 2014 como candidato a presidente concorrendo contra Dilma como pode isso? Para mim é uma falta de noção mesmo e dar chances enormes para o PSDB que já não tem muito espaço nacionalmente voltar ativa para ganhar mais e mais terreno com essa burrada do PT Nacional.
Mesmo sabendo que no Partido dos Trabalhadores tem pessoas que se acham craques em Politica mais a minha opinião é clara temos que fazer como o que o Presidente Lula disse uma vez em Time que esta ganhando não se mexe, se a Presidente sair do Partido o partido tem é que se aliar a ela e não ficar contra ela, a vez agora é da Dilma e não do Lula agora depois de um possível segundo mandato ai sim temos que colocar uma possível volta do Presidente Lula a cena Politica Nacional mais agora acho precipitação amigos.

Quero lembrar que a Presidente não gostou nada deste manifesto que para mim foi imprudente do PT Nacional afrontando o STF e CNJ que querem moralizar o Brasil e começando com os Mansaleiros dos PT para depois partir para o PSDB e DEM por esta razão sacrifícios é bom de vez em quando mais os dirigentes Petistas que são a favor dos condenados são totalmente contra a Presidente e seu Governo de Independência do PT, todos em que vemos e analisamos as opiniões vemos que acham que é o momento certo da Presidente sair do PT é este e ir logo para o PDT ou PMDB como falam que seria melhor mesmo entre as duas siglas o PDT por que o PMDB vai para onde tem o poder isso é fato e não se parece nada com as características da Presidente Dilma Rousseff.

Finalizamos dizendo que as mudanças estão acontecendo e estamos vendo somente rumores, mais espero que nossa Presidente decida mesmo sair do PT por que ele já deu o que tinha que dar neste momento, logo por que com tantos escândalos que houve do início do mandato do Presidente Lula para cá acho que o Povo Brasileiro já chega de tanto escândalo, e como vemos que a Presidente Dilma tem a aprovação de mais de 80% dos Brasileiros por mérito dela e de mais ninguém, ela já prova que sabe mesmo o que esta fazendo e temos que nos orgulhar de temos uma Presidente muito mais muito competente no Palácio do Planalto, agora usando uma frase batida que é nunca na historia deste pais, o Presidente Lula acertou mesmo em colocar a Presidente Dilma como Presidente desta Republica por que ela mostra por que veio tanto para continuar no caminho certo como para dar uma pitada de carinho de mãe, de todos os Presidentes desde do Primeiro até o Lula foi a melhor decisão colocar uma Mulher Competente para ser Presidente do Brasil seja no PT ou no PDT ainda sim ela será a melhor para passar os oito anos no comando do Brasil.

Gerson Paz.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Minha Terra natal Campo Maior - Piaui.



MINHA AMADA CAMPO MAIOR SEMPRE LINDA E QUE ESTA DENTRO DE MEU CORAÇÃO E ETERNAMENTE EM MINHA MEMORIA....TE AMO CAMPO MAIOR.

GERSON PAZ

Justiça que Nada Ve!!!

Esta semana vejo que as coisas estão caminhando muito bem, estamos fazendo de tudo para que nossos desejos sejam concretizados o mais rápido possível, e vejo que Deus esta nos ajudando muito abrindo as portas para que as coisas caminhem...


Mudando de assunto, já soube que a Juizá de São Bernardo vai dar a sentença de alguns processos que foram colocados a algum tempo, e o melhor ainda que ela falou que vai ser nesses dias, existem muitos rumores disso e aquilo, mais EU ACHO que a verdadeira verdade sem pucha para nenhum lado é que a verdade esta aparecendo, e mais coisas iram aparecer, vocês sabiam?


Todos sabem que teve um depoimento que foi crucial para o julgamento da Juizá da Comarca e da Promotora, e nada mais foi do que 05 Horas de perguntas e respostas exatas e sem brechas para argumentações dos advogados da Administração Municipal, tanto é que um dos Advogados que eles mesmos contrataram para defende-los passou mal e deu no que deu, e o outro de tanto ouvir deu foi sono e estava dando uns cochilos em plena audiência pode? Mais vejo que tanto a Juizá e a Promotora estão cientes que só este depoimento foi o Importante, e que os outros da parte deles como Secretários
 e testemunhas que não sabiam responder nada que a Juizá perguntava, foram para Mentir descaradamente, e mesmo com aquelas provas todas esperamos que a devida Justiça seja realmente feita e sem a menor duvida sabemos que sera feita mesmo.


As historias que o povo comenta nas ruas que o detentor do Poder da Cidade esta preocupado com a situação, mais só fala a realidade do que esta acontecendo para os mais próximos  mais para o verdadeiro dono de seu poder que é o POVO ele não esclarece que as coisas estão mais difícil a cada dia para ele, ele viaja muito assim dizem que anda lá, que é para poder colocar as coisas no devido lugar mais não esta dando certo. As pessoas comentam que o Pajé fala que as portas estão se fechando para ele, e que antigamente tudo era mais fácil  mais sabe por que isso esta acontecendo, por causa das precipitações que pessoas próximas a ele fazem e que derrubam ele próprio  sou pequeno mais eu vejo as coisas acontecerem ao meu redor, não preciso ser alto demais para me esconder nas nuvens do Céu para não ver que meus subordinados estão fazendo merda nos meus Pés para me derrubar

Obs: Texto feito em 2010 em circunstancias dos encaminhamentos dos Processos contra vereadores e prefeito e vice prefeito de São Bernardo que descaradamente compraram e não pagaram e foi preciso ser tomadas atitudes nunca vistos em São Bernardo por parte de uma pessoas que era do lado deles e que eles só engoliam ninguém sabe por que mesmo, mais foi feito.

Gerson Paz

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MARANHÃO: O ESTADO DA FALSIDADE




MARANHÃO: O ESTADO DA FALSIDADE

O ano de 2013 chega trazendo esperanças e desconfianças ao mesmo tempo. O 13 é um número da cabala. Em alguns lugares não é nem pronunciado: prefere-se dizer ano 12 mais um. Para outros é um número mágico. Carrega a força dos sonhos impossíveis.
Em fins de 2012 o polêmico historiador Villa, em texto provocativo, intitulado “Maranhão, O Estado do Medo”, colocou lenha na fogueira, antecipando quão enigmáticos serão o ano em curso e demais, ao afirmar que o Maranhão não faz parte do Brasil, razão que encontra para justificar o poder descomunal de suas oligarquias tradicionais, lideradas pelo senador José Sarney, sua família e grupos de interesse nacionais e locais, responsáveis pela façanha de recriação, em pleno século XXI, do sistema de capitanias hereditárias, iniciadas no período colonial, precisamente no reinado de D. João III, em 1534.
Pelo que se pode deduzir do texto do professor da Universidade Federal de São Carlos, cujas ideias centrais são também compartilhadas por outros analistas conterrâneos, teria sido inculcado no imaginário maranhense um sentimento de aceitação resignada do processo de aprofundamento do domínio político oligárquico, que acabou conduzindo a mentalidade inclusiva a um estágio de servidão voluntária, fenômeno que teria levado o Brasil a esquecer do Maranhão, reforçado pelo posicionamento das elites locais, que, mesmo aquelas que não obtêm vantagens diretas, permanecem em uma espécie de eterno e respeitoso silêncio frente à dura e desafiadora realidade estadual, na qual se destaca a exasperante questão política. Como nos regimes fechados e plutocráticos, os que têm juízo são os primeiros a obedecer; no torrão timbira essa regra se amplia, virando medo cego das flechas voadoras que poderão levar ao desamparo, real ou figurado, dos insurgentes.
Inspirado na magia do 13 e nas circunstâncias referidas, vinculo-me à tese de que o medo atávico que permeia a formação social maranhense tem na manipulação das consciências o seu principal fator de reforço e propagação. Medo e falsidade andando juntos significam uma carga genética de alto poder destrutivo, sobretudo pelos impactos negativos nos ainda precários vínculos de sociabilidade humana entre maranhenses, impeditivos do seu desenvolvimento político e civilizacional.
Teço essas considerações como pano de fundo para homenagear a memória de Jackson Lago, neste início de ano, que será o quarto após o golpe que levou à sua cassação; ano este que se apresenta fortemente emblemático, sobretudo pela inexorabilidade da passagem da ampulheta do tempo, que coloca nos ombros das gerações atuais principalmente, sejam maduras e juvenis, a responsabilidade histórica de (re) inventar o Maranhão.
Impossível deixar de perceber que o período das capitanias hereditárias ensaia os primeiros passos rumo ao ocaso e, em paralelo, que é possível vislumbrar novos túneis do tempo se abrindo e em processo de gestação no território, que se espera sejam capazes de colocar o Maranhão em definitivo no século XXI.
Por mais que adversários poderosos afirmem o contrário, Jackson foi um maranhense que colocou a sua vida de líder político a serviço de várias gerações, inclusive das muitas que hoje se apresentam como portadoras das mudanças, resistindo ao medo e à falsidade. Tirar o Maranhão do extravio significa passar a limpo as falsidades que turvam a memória maranhense.
Acredito que se combate o medo com o primado da verdade. O compromisso com a desmistificação da realidade maranhense é um dever cívico que ultrapassa interesses partidários e de grupos. A condição de líder e símbolo da resistência política no Maranhão faz de Jackson Lago uma biografia indispensável para a construção do novo momento histórico. No momento em que um outro cenário político e cultural tende a se materializar, mesmo que não se materialize em curto prazo, seja para o bem ou para o mal, assoma, como dever histórico, a necessidade de que se clarifiquem as várias circunstâncias que levaram à queda do governo Jackson, que tinha como missão, entre outros desideratos, reduzir a longevidade do próprio poder oligárquico local.
O imperativo do respeito à verdade exige que se revele às atuais e novas gerações a sórdida manipulação de consciências adotada pelo poder dominante, responsável pela cassação do seu mandato como chefe do poder executivo, fundamental para a reconciliação da biografia do líder político com os seus concidadãos-eleitores, os quais, por toda vida, viram em Jackson um exemplo a ser seguido no campo ético e político.
O infortúnio de Jackson foi não dispor de armas e munições capazes de derrotar os seus ferozes e perigosos inimigos. O dilema de Jackson foi não contar com quadros que, mesmo em desvantagens flagrantes, não foram suficientemente engenhosos e inteligentes a ponto de promover dúvidas e incertezas entre as hostes inimigas e adversárias. O drama de Jackson foi não ter tido condições de vencer o medo e a mentira que estavam impregnados na mentalidade de ampla maioria dos maranhenses, que se calaram diante da infâmia e da ignomínia.
Além de ter enfrentado a força e a fúria das oligarquias e seus grupos de interesse, daqui e alhures, Jackson e seus imperativos éticos bateram de frente com grupos econômicos poderosos, com interesses claros e adredemente definidos para o contexto local. A transferência dos recursos públicos do Bradesco para o Banco do Brasil, no início da gestão, é um bom exemplo. Tratava-se do maior conglomerado financeiro privado da América Latina, um dos acionistas da Vale, que aqui operava em flagrante descumprimento da Constituição do País, que exige a gestão dos recursos públicos em bancos públicos. A Diretoria do Bradesco para cá se deslocou e o Governador foi obrigado a expor os seus argumentos, subsidiado por pesquisa em que a quase totalidade dos servidores indicava a necessidade de que tal transferência acontecesse. Recordo-me de reunião reservada da então Ministra-Chefe da Casa Civil, que, em nome do Presidente da República, pediu ao Governador Jackson que repensasse a decisão da transferência dos recursos do Bradesco para o Banco do Brasil, levando-o a proferir a frase lapidar: “Ministra, eu fui eleito para defender os interesses da população do Maranhão!”.
Não há dúvida que a severidade de tratamento dado ao Maranhão pelo Governo Federal inicia-se ali. O Projeto Rio Anil (PAC Rio Anil) ilustra bem. Enquanto a contrapartida dos recursos do PAC era de até 20% para os Estados mais pobres, o Maranhão teve que suportar uma contrapartida de 50%, metade-metade, para realizar o Projeto. E mais: toda a obra realizada até a cassação foi quase integralmente garantida com recursos do tesouro estadual, uma vez que a parte do Governo Federal era transferida a passos lentíssimos. É fácil deduzir o papel e a influência do Governo Federal nos desdobramentos políticos posteriores.
O ano que se inicia vai exigir atenção redobrada e sobretudo atitudes firmes e corajosas. Precisa-se renunciar ao estatuto da servidão voluntária. Necessita-se abominar a praga de Vieira, que, em seu famoso Sermão da Quinta Dominga da Quaresma, em 1654, afirmava que no Maranhão não há verdade e por isso até o sol e os céus mentem.
Não creio que o Brasil tenha esquecido do Maranhão e que, por isso mesmo, a sua libertação esteja condicionada a esse reconhecimento. Na verdade, a única forma de se incorporar o Maranhão ao Brasil começa aqui e dependerá daqui.
A construção de novos vínculos telúricos e antropológicos, necessários à ressignificação do sentimento de pertencimento do nosso povo à sua cultura, é o caminho mais eficaz para a reinvenção maranhense, esperada, desejada e sonhada por todos.
Não é demais lembrar que no Maranhão a República permanece como uma dualidade que não termina: nunca se implanta e o domínio dos coronéis e oligarcas sempre permanece vivo. No período vitorinista, o Maranhão era conhecido no Brasil como a Universidade da Fraude. A herança é muito pesada. Muito mais para o mal do que para o bem. Muita sorte com o 13 ou inspiração com o 12 mais um.
Abdelaziz Aboud Santos
FONTE: http://www.facebook.com/groups/clippingmaranhaopolitica/permalink/587526371272976/

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SÃO BERNARDO – MA UMA CIDADE QUE JÁ NÃO É MAIS TRANQUILA


SÃO BERNARDO – MA UMA CIDADE QUE JÁ NÃO É MAIS TRANQUILA

Vemos que criminalidade já chegou a nossa cidade, vemos que os criminosos estão entrando nos lares e nos comércios bernardenses em plena luz do dia, e o pior de tudo que estão é fazendo refeições dentro das casas das vitimas, onde está a Policia que não faz nada para inibir estes criminosos, já soubemos por informações de populares que a Policia tem alguns suspeitos mais nada concreto, vemos que o despreparo das autoridades que dizem ser competentes esta gritante em nosso Município para deixar que crimes aconteçam assim, a população está temerosa do que pode acontecer e o que tememos é que a população possa fazer algo que não desejamos que é a justiça com suas próprias mãos.

Infelizmente o contingente de Policiais Militares é insuficiente para proteger uma Cidade como São Bernardo que é vista como ponto estratégico para criminosos de pequeno porte, logo por que vemos que as Drogas já esta presente em diversas casas Bernardenses e as Autoridades que foram colocadas pelo Povo e que deveria dar mais importância para o Assunto ainda não se pronunciaram a esse respeito, onde esta o Prefeito e os Vereadores que não se manifestam sobre esse assunto? Ficamos esperando que aconteça o pior? Será?

Como Presidente da Conseg de São Bernardo (Conselho Comunitário de Segurança) já fizemos diversas reivindicações a Secretaria de Segurança sobre este assunto e vemos que o desinteresse não é só por parte da Prefeitura é também do Governo do Estado e da própria Secretaria de Segurança do Estado, por que já nem contamos às vezes que estávamos lá fazendo nosso papel como presidente de uma entidade criada por eles mesmos para auxilia-los nesse sentido para que a sociedade pudesse trabalhar junto com as Policias mais o que vemos em nosso Município que temos a cooperação da Policia Militar somente por que a Policia Civil nunca quis participar das deliberações deste conselho que para nós é de suma importância para ajudar nos Trabalhos da Policia Civil mais tem quem pense Diferente em São Bernardo.

Esperamos que seja resolvida esta situação triste a qual se encontra São Bernardo, as pessoas estão temerosas em sair à noite porque podem ser assaltadas a qualquer momento e em qualquer lugar, esperamos uma ação da Prefeitura e do Assessor Especial de Segurança Pública o Tenente Geraldo de Jesus Pinto dos Santos por que a situação esta insustentável e como estão no Poder agora precisam imediatamente dar uma resposta a Sociedade Bernardense porque o fazem ou deixem a criminalidade tomar conta da Cidade.

Finalizo dizendo que estamos todos com Medo de tudo que esta acontecendo em São Bernardo que para todos era uma cidade muito pacata e que jamais vimos acontecer atrocidades como estamos vendo ultimamente, nesta Semana assaltaram a casa do Vice Prefeito e graças a Deus não aconteceu nada de grave mais fica a preocupação, São Bernardo esta perigoso e as Autoridades tem que fazer alguma coisa antes que aconteça uma tragédia, rogamos a Deus que tudo se resolva da melhor maneira possível.

Gerson Paz

A Resposta de Uma Guerreira




Esta resposta foi colocada em sua pagina em uma rede social e achamos por bem publica-la para que todos possam ver o alto nível da Oposição de São Bernardo do Maranhão, vejam o que a Professora Maria Luíza machado escreveu:

Gerson, como cidadã que sou, não posso discordar do teu repúdio à administração de São Bernardo. Realmente existe um descaso para com o povo bernardense. No estado do Maranhão, São Bernardo era pra ser a cidade modelo em educação, saúde, assistência, esporte e muito mais. Não é por quê? Porque falta querer, falta disposição, falta disponibilidade, falta gosto pelos interesses do outro. Quanto à Equipe formada, fiquei meio desacreditada porque cargos importantes foram ocupados por pessoas que já são ocupadas. O Assessor Espec. de Suporte, por exemplo, vai ter dia que ele não vai saber onde ficar. O Secretário de Saúde é outro, que só em São Bernardo desempenha o papel de secretário e médico ao mesmo tempo, sem contar que ele ainda dá expediente em outras cidades. Eu não acredito no efeito desse trabalho. A verdade dói, mas tem que ser dita. Mas fiquei muito contente com a escolha da Secretária de Educação: Professora Cleres, como também poderia ter sido a Aurilucia ou a Solange. Elas têm um perfil ideal: têm noções pedagógicas, conhecem a realidade educacional do município, ou seja, conhecem o IDEB, têm disposição e disponibilidade para desenvolverem um bom trabalho e também conhecem os Programas do Ministério da Educação. Quanto aos outros, apesar no nepotismo por parte de alguns, acredito que eles sabem o que fazer, como fazer e porque fazer. Sou oposição, mas tenho capacidade de elogiar, criticar e ainda dar sugestões. 
Segundo Paulo Freire (Pedag. do Oprimido): "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, e inviabilizando o amor.
Se a educação, sozinha, não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
Que a Nova Gestão saiba ouvir e escutar não só as suas necessidades, mas em especial, as necessidades do outro. Como dizia Leonardo Boff: "Quem ama cuida"!

domingo, 13 de janeiro de 2013

MICROSOFT ANUNCIA DATA PARA O FIM DO MENSSEGER.



MICROSOFT ANUNCIA DATA PARA O FIM DO MENSSEGER.

Agora é oficial: o serviço de mensagens instantâneas Messenger, da Microsoft, será encerrado no próximo dia 15 de março. As informações são do site The Next Web.

Segundo a página especializada, a fabricante do Windows confirmou a data para o fim do Messenger em um e-mail enviado para os mais de 100 milhões de usuários do serviço.

Em novembro do ano passado, a empresa já havia anunciado a “aposentadoria” do Messenger. Desde então, os usuários do serviço já podem migrar suas contas para o Skype usando seus dados do Windows Live (veja como fazer isso aqui).

Em 2011, a Microsoft adquiriu o serviço de VoIP  e mensagens por um total de 8,5 bilhões de dólares.

Link:  http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/01/09/microsoft-anuncia-data-para-o-fim-do-messenger-15-de-marco/

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NEPOTISMO EM SÃO BERNARDO PRÁTICA IMORAL E PERNICIOSA.


NEPOTISMO EM SÃO BERNARDO PRÁTICA IMORAL E PERNICIOSA.

Quero deixar claro o meu repudio a prática maléfica do Nepotismo e também de transformar o poder publico municipal em cabides de empregos para aliados no município de São Bernardo, logo por que vemos que o poder público não é para alocar parentes seja lá de quem for e sim para colocar profissionais adequados para dar uma qualidade de vida para os munícipes mais o que vemos no inicio deste ano é que aliados e parentes próximos do Prefeito marionete é que são beneficiados com cargos recém-criados somente para este fim.
Em um Artigo vou destacar uma parte que diz:
Cremos que não atende ao mínimo de razoabilidade admitir-se duas formas de nepotismo: uma perniciosa à vida da administração pública, por ser imoral, ilegítima e ofensiva aos princípios constitucionais já referidos e outra perfeitamente lícita, compatível com tais princípios. A ação nepótica, em qualquer situação apresentada, tem a mesma natureza anti-ética. Em qualquer nível em que ocorra, ofende da forma e com o mesmo nível de intensidade os princípios constitucionais consagrados no Art. 37, da Constituição Federal. Por isso, cremos que não é possível cindir o nepotismo em duas categorias opostas quanto ao conteúdo ético da conduta parta classifica-lo em “nepotismo legítimo”, porque conforme à ética e ao direito e “nepotismo ilegítimo”, porque contrário à moral e à própria lei.
Se fosse possível estabelecer um Juízo de valor classificatório capaz de identificar um tipo de nepotismo aceitável em face da Constituição, evidentemente que não seria o caso das nomeações para cargos de ministros federais e secretários estaduais e municipais, de parentes próximos da autoridade mandatária. É justamente nas nomeações de filhos, irmãos, cônjuges e cunhados para os cargos do primeiro escalão da administração pública, que a prática nepótica apresenta um maior grau de imoralidade e de perniciosidade. Em regra, essa perniciosa forma de partilha entre membros do clã familiar de cargos sem provimento sem concurso público, além do seu caráter imoral e da ausência do requisito da impessoalidade na escolha, é a que mais profundamente ofende os princípios da eficiência e da igualdade. É fato público e notório que o critério de escolha não é a capacidade, nem aptidão para o trabalho, mais a identidade de sangue que corre nas veias do mandatário e de seu perante protegido.
Vergonhoso demais o que vemos na nossa prefeitura pessoas que não tem nenhuma experiência em Administrar cargos do primeiro escalão da Prefeitura, o que me surpreende é que foram criados Secretaria que nunca vimos antes na Administração Municipal como, por exemplo: A Secretaria Extraordinária de Governo Institucional faz mesmo o que? A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Indústria e Comercio faz mesmo o que? São Secretaria que só dão despesas aos cofres públicos Municipais e que alocam pessoas que sinceramente uma é a Mulher do Prefeito que deveria cuidar do Social do Município e não como Secretaria disso ou aquilo e outra Secretaria que foi feita para o Vice Prefeito que sinceramente Vice é Vice e já recebe por isso e agora é preciso inventar uma Secretaria com um nome tão grande assim, pode se ver que não vai fazer nada, isso tenho certeza, pois bem , vemos que em São Bernardo é uma afronta a toda sanidade Administrativa, aqui acontece tanta coisa absurda que conto a todos de outros Municípios que o ficam perplexos com o que acontece aqui.

Finalizo dizendo que o Ministério público tem que se manifestar a esse respeito para que possa essa farra acabar, mesmo sabendo que temos que nos conformar com a inercia do Ministério Público as vezes mais isso é demais, mais sinceramente que é vergonhoso isso é a criação de Assessorias e Secretarias para que sejam colocadas pessoas sem nenhuma experiência para trabalhar em determinada função é demais. Vamos ver o que vai acontecer mais no decorrer deste ano nesta Administração transitória que para mim Nada Se Faz Com Amor.

Gerson Paz

Fonte do Artigo: http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&coddou=5765

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ano 2013 começou e Funcionários a Ver Navio...


Ano 2013 começou e Funcionários a Ver Navio...

Neste ano de 2013 começou e os funcionários da Prefeitura estão a ver navio por causa da falta de pagamento do Salario do Mês de Dezembro do ano passado, já ouvimos dizer que os que estão no poder agora disseram que esqueçam o mês de Dezembro, como pode acontecer isso nesta cidade, onde esta o Ministério Público que não toma nenhuma atitude contra isso, estamos vendo é professores sendo chacoteados pela internet pelos que estão no Poder e o pior de tudo é que não podemos ir atrás de Justiça por que a Justiça só é Justa para quem tem Dinheiro sinceramente.

Quando saiu a Cidade de São Bernardo vejo a reclamação em toda boca por que não receberam o Salario, somos obrigados a dizer “Passaram o Rodo”, como fico feliz em ver que o povo de São Bernardo esta levando o troco por terem votado neste Grupo que Nada faz com Amor, como falamos em nossas reuniões e em nossas visitas se não vai pela razão vai pela dor, até quando será preciso este povo sofrer para abrir os olhos e ver que este grupo sem nenhum tipo de caráter esta deixando nosso povo cada vez mais pobre para que possam mendigar todos os dias em suas portas, até quando mesmo?

Vejo que São Bernardo esta indo de encontro com o que existe depois do fundo do poço com estas pessoas no Poder, não tem nada na cidade que possa ser atrativo para turistas virem visitar e poderem gastar e fazer com que a economia possa crescer, as pessoas daqui em relatos de visitantes são pessoas tristes e desanimadas e que não tem nenhuma expectativa de melhora para futuro, os visitantes atribuem esta tristeza ao governantes irresponsáveis que não fazem nada para dar condições de vida para toda a população, os que estão no poder cada vez mais ricos e os que colocam eles lá estão cada vez mais pobres, isso não deveria acontecer, era para esta cidade crescer em todos os sentidos, mais como pode isso acontecer que todos os meses é usurpados os salários de todos, em pleno século 21 acontecer isso, é vergonhoso demais, mais a pergunta eu deixo no ar: “Até Quando?”

Gerson Paz

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Deboche começou por parte do Poder!





O Deboche começou por parte do Poder!

Vemos que o ano mal começou e estamos vendo ataques de quem esta no Poder, enquanto estamos procurando resolver nossos problemas diários, estamos é recebendo ataques de pessoas que sem nenhum caráter ficam a atacar pessoas de bem em São Bernardo – MA, no ultimo fim de Semana vimos que a esposa do atual Prefeito da Cidade atacou com o deboche colocando uma foto que para muitos não tem importância nenhuma direcionando esta foto sem importância para a candidata à vice da oposição, vemos que o desespero é da Situação que tem pessoas que provam a todo instante que não tem competência e nem caráter de esta onde estão, digo mais nós da Oposição somos pessoas corajosas e destemidas, não temos medo do Trabalho, nunca faltou comida em nossas mesas, temos coragem de trabalhar e sustentar nossas famílias, vivemos bem melhor do que as pessoas que vivem do lado da Situação desastrosa de São Bernardo do Maranhão.

O ataque deste fim de Semana passado não atingiu ninguém de nós muito menos a professora Luíza Machado que para nós da Oposição é uma Mulher maravilhosa e que merece o nosso eterno respeito, ela é uma mulher de Caráter, uma mulher Honesta, uma Mãe de Família Exemplar você sabe o que significa esta frase Mulher do Prefeito? “Uma Mãe Exemplar?”. Achamos que não sabe por que uma mãe de família não ataca assim outra mãe, pois bem, a Professora Luíza Machado é uma Líder exemplar e temos é que somente é dar força para ela e para não dar ouvidos a inveja de alguns que estão no poder, falo agora para essa mulher sem classe que escreveu aquele comentário podre na Rede Social, se olhe no espelho e veja a sua realidade que não é boa, por que a Professora Luíza pode sim se olhar todos os dias e ver uma mulher de verdade, ficamos tristes em ver que a falta de respeito começou em São Bernardo e só quem perde é o povo de nossa terra, enquanto a mulher do Prefeitinho marionete fica a atacar pessoas serias de nossa cidade os Funcionários da Cidade ficam a passar fome todos os dias logo por que o fim de ano para toda a população foi péssima em todos os sentidos logo por que não temos Administração pública de jeito nenhum.

 Queremos dizer que a Professora Luíza Machado é uma pessoa seria, que tem caráter, que tem seriedade, e que podermos contar a qualquer momento, devemos sim é esquecer certas picuinhas que a Situação esta fazendo que para todos nós é desnecessária, rogamos a Deus que abençoe sempre a Professora Luíza e saiba que a senhora não esta sozinha nesta Luta.

Gerson Paz