terça-feira, 13 de agosto de 2013

CONTRA CHEQUE UM DIREITO DE TODO TRABALHADOR, EM SÃO BERNARDO – MA ISSO NÃO EXISTE.

CONTRA CHEQUE UM DIREITO DE TODO TRABALHADOR, EM SÃO BERNARDO – MA ISSO NÃO EXISTE.

Holerite (ou contracheque) é um demonstrativo impresso de vencimentos de um trabalhador pertencente ao setor público ou privado.
Esse documento apresenta o nome da organização empregadora, o nome do trabalhador e a listagem dos proventos ou descontos referentes ao mês trabalhado. No rodapé do documento é apresentada a soma final de proventos e descontos, assim como o total líquido a receber.
O termo deriva do nome de Herman Hollerith, empresário estadunidense que, a partir do final do século XIX, impulsionou o uso de máquinas leitoras de cartões perfurados para o processamento de dados em massa.
Entre os militares é chamado de bilhete de pagamento.
O contracheque é um documento emitido pelo órgão ou empresa que a pessoa trabalha. Sua finalidade principal é de comprovante de pagamento de salário, fica uma cópia com o empregador, devidamente assinada e outra com o funcionário; ali constam algumas anotações que podem servir para outros fins, como por exemplo, comprovação de renda. Em alguns lugares ainda é conhecido como Holerite fazendo menção ao seu inventor que tinha este nome. Os funcionários mais graduados o chamam de "faz-me rir" e a raia miúda prefere chamar de "cebola", pois ao abrirem sentem vontade de chorar.
Muitos funcionários ainda recebem seus pagamentos sem o devido contracheque em mãos nem o devido conhecimento de todos os proventos e descontos que ocorre nos meses de trabalho.
É direito  de cada funcionário saber o que está sendo depositado e o que foi descontado. Privar o colaborar deste direito é falta grave prevista em legislação e é um direito previsto na CLT.
Quando a empresa restringe as pessoas deste conhecimento prévio, gera descontentamento e muita insatisfação, mesmo quando os descontos estão corretos, afinal é sempre compreensível que a ignorância gere uma falta de vontade em desenvolver as atividades corriqueiras.
Em São Bernardo do Maranhão este é um transtorno de todos os meses, quando um funcionário quer comprovar sua renda vai a Prefeitura e recebe um papel sem ser timbrado e quando vem timbrado é de maneira incorreta e depois de entregue ao servidor da Prefeitura que ele precise levar para uma Loja ou instituição Financeira o documento dado pela Prefeitura é inadequado para comprovar a renda do Servidor, isso é um absurdo um ato criminoso por parte da Prefeitura de São Bernardo do Maranhão.
Onde esta o Ministério Público que é um fiscalizador e que luta por nossos Direitos que não se atenta para isso, de tantas irregularidades cometida por esta Prefeitura esta é uma delas, nos manifestamos desta forma por que minha esposa é funcionaria pública desta Prefeitura e para o tempo que ela tem de concursada ela nunca recebeu contra cheque se quer de seus proventos mensais.
O contra cheque dentre outras coisas, serve para você comprovar mediante a justiça do trabalho, seu tempo de serviço e arrecadação do fundo garantia. Garante também quanto é descontado de cada provento o valor destinado ao INSS que a Prefeitura Rouba todos os meses de todos os funcionários e não sabemos para onde vai, explicação, se alguém tira seu um valor todos os meses dizendo que vai para o INSS e você não sabe para onde vai isso é o que? ROUBO, explicado.
Agora com a Palavra do Ministério Público na pessoa do Promotor de Justiça MN Dr. Leonardo Santana Modesto que tem que tomar as devidas providencias para seja solucionadas imediatamente estes problemas que constrangem todos os funcionários do Município de São Bernardo do Maranhão.

CONTRA CHEQUE É UM DIREITO DE TODOS.

“A Verdade Tem que Ser Dita!”

Gerson Paz


CONSELHO TUTELAR ESTA SEM ENERGIA EM SÃO BERNARDO – MA.

CONSELHO TUTELAR ESTA SEM ENERGIA EM SÃO BERNARDO – MA.

Já não basta termos enumeras irregularidades cometidas por esta Administração da Prefeitura Municipal de São Bernardo – MA agora temos que ficar sem o Serviço importantíssimo do Conselho Tutelar da Cidade que presta um fundamental papel na proteção de todos os menores de São Bernardo, a sede do Conselho esta sem Energia por falta de pagamento por parte da Prefeitura que não cumpre seu papel de dar o devido suporte para o Conselho Tutelar. Vejam o que um Cidadão Bernardense disse:

“O Conselho Tutelar de São Bernardo MA fechou as portas por falta de energia. No local onde funciona o conselho, a energia foi cortada por falta de pagamento por parte da prefeitura. O Conselho que vem mostrando um bom trabalho e desempenhando bem o seu papel, não está recebendo a atenção devida por parte da administração municipal”.

Palavras de um Bernardense em uma rede social, mais é verdade o Conselho Tutelar de São Bernardo do Maranhão não tem a devida condição de desempenhar suas atividades, até para fazer suas diligencias fica difícil por que a Prefeitura não sede um veiculo para ficar a disposição do Conselho, é uma humilhação total que a Prefeitura de São Bernardo faz passar os Conselheiros de nossa Cidade.

Dever da Prefeitura é dar um carro com motorista à disposição 24hs para os Conselheiros Tutelares para quaisquer emergências que possam ocorrer dia e noite, deveria a Prefeitura pagar em dias os Salários dos Conselheiros Tutelares, deveria a Prefeitura dar as devidas condições para que o Conselho trabalharem todos os dias, é dever da Prefeitura dar todas as condições para que o Conselho Tutelar de São Bernardo possa atuar dignamente.

“A Verdade Tem Que Ser Dita!”


Gerson Paz.

CÂMARAS MUNICIPAIS SÃO ESCRAVAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL.

CÂMARAS MUNICIPAIS SÃO ESCRAVAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL.

Em todo o Brasil as Câmaras Municipais fazem a anos um tipo de escravidão severa para o Executivo Municipal, log por que vemos que todos os Vereadores tem dividas a cumprir com o Prefeitos que de uma forma ou de outra pagaram para eleger seus subordinados para que os mesmos possam fazer o que quiserem nas Câmaras como aprovar suas contas e aprovar o que mais for da vontade do Prefeito ou de quem manda nele.

Sabemos que todo poder tem que ser Independente como rege a Constituição mais o que vemos hoje em dia é uma forma criminosa de Legislar obedecendo aos ditames de uma pessoa que em um Município pequeno faz o que quer sem que se preocupe em ter alguém para fiscalizar ou fazer parar o Bem querer do Executivo.

É noticia em todas as Emissoras e Portais na Internet que Políticos fazem coisas Ilícitas para se eleger ou permanecer em seus cargos por anos e décadas e por que será que é inexistente Justiça nestes Casos? Por que será que só aparecem casos que realmente tenham expressão nacional e os casos de criminalidade que acontece em varias Câmaras do País e principalmente as de cidades pequenas que muitas das vezes tem o poio de pessoas protegidas pela Lei ou que deveria fazer cumprir a Lei.

Em primeiro Lugar devemos ter a consciência que elegemos e não elegemos estes Políticos Corruptos que não cumprem seu Papel principalmente Vereadores que deveriam fiscalizar e punir Prefeitos que não fazem o que Prometeram em suas Campanhas descaradamente na frente de um Povo Cego e que se ilude por pouca coisa como propina, ou melhor, dizendo suborno para que o seu voto seja de A ou B.

Devemos hoje como cidadãos que somos fiscalizar os Vereadores de nosso Município logo por que hoje em dia não fazem nada que prometem em campanha e sinceramente não parecem representantes do Povo mais sim fantoche ou marionetes que o Prefeito ou quem manda nele faz o que quer com eles.

Temos um conselho para todos que lerem esta matéria, “NÃO REELEJA NINGUEM!” e acho que nem preciso dizer por que, nenhuma destas pessoas que hoje esta no Poder não me representa, logo por que vejo que tudo que falei anterior é o que vejo em minha realidade, não é obra de ficção e nem historia para criança dormir é vida real e será que o Povo é Burro demais para não ver que todo o Povo é Culpado de tantos corruptos no Poder? O Politico Corrupto não tem culpa de se eleger quem na verdade tem culpa é quem coloca ele lá, em nossos Municípios vemos todos os dias os maus feitos de nossos Prefeitos e nas Campanhas Eleitorais eles vem com sorriso nos rostos e o povo que não é doido e nem cego só querem mesmo é ganhar dinheiro e vender 4 anos que poderiam mudar a realidade cruel em seus municípios mais não preferem reclamar depois o Leite derramado e ai “Será Tarde Demais!”.

PENSEM BEM AMIGO E AMIGAS – “NÃO REELEJAM NINGUÉM!”

Gerson Paz.

ARRAIAL É MAIS IMPORTANTE DO QUE PAGAR FUNCIONÁRIOS COM SALÁRIOS ATRASADOS.

ARRAIAL É MAIS IMPORTANTE DO QUE PAGAR FUNCIONÁRIOS COM SALÁRIOS ATRASADOS.

A Prefeitura de São Bernardo ainda sim faz um tremendo papelão em deixar de pagar Salários atrasados a seus Funcionários para fazer Arraial que para mim é sinceramente desperdício de dinheiro público, o gasto que fizeram na frente da Igreja Católica deveria sim ser destinada para o pagamento de alguns funcionários que estão passando é fome por causa desta irresponsabilidade do Sr. Prefeito e sua Equipe que desde já provam que não sabem mesmo distinguir o que é melhor se é pagar Funcionários que estão com seus Salários atrasados ou fazer um Arraial desnecessariamente.

Venhamos e convenhamos que se todos os Funcionários da Prefeitura de São Bernardo estivessem com seus Proventos em dias ai sim o Sr. Prefeito que deveria usar de seu pequeno ou enorme Prestigio com o que não gosta de Gastar para num dizer Gastão para pedir recurso para esse tão ARAIAL, será que não se envergonham de ter pessoas chorando ao entrar em seus lares por não ter o que comer e que não tem motivo nenhum para se alegrar com Arraial? Mais uma vez esta Administração prova que não sabe o que é uma Administração voltada para a população que mais precisa de suas ações.

Queremos repudiar esta ação da Prefeitura Municipal de São Bernardo no maranhão, hoje testifiquei que ter pessoas passando fome e já com três meses de salários atrasados é um Crime hediondo cometido por parte desta Administração que “Nada se Faz Com Amor”, e quero deixar claro que o Ministério Público não deve vendar os olhos para este ato Criminoso por parte desta Administração e que deve ver que tem pessoas sendo prejudicadas seriamente por causa deste Arraial e que o Sr. Promotor de Justiça da Cidade deve tomar as devidas providencias a esse respeito para que seja regularizada toda a situação destes funcionários que também são seres humanos e que precisam pagar suas contas e se  alimentar e alimentar suas Famílias, esperamos seriamente alguma Ação do Ministério Público local sobre este assunto.

“ A Verdade Tem que Ser Dita!”
Gerson Paz.


A Saúde de São Bernardo do Maranhão vai de mal a Pior todos os Dias.

A Saúde de São Bernardo do Maranhão vai de mal a Pior todos os Dias.
                                        
Hoje pela manhã obtivemos a informação que não esta tendo Médicos para atender nos Postinhos da Cidade de São Bernardo, perguntamos onde esta os Médicos? Alguns funcionários nos relataram que deveríamos colocar no Blog “A Verdade Tem que Ser Dita” a verdadeira realidade da Saúde de São Bernardo, o PSF de São Bernardo não funciona, esta faltando Médicos como enfermeiras ou enfermeiros formados para visitar os Doentes nos Bairros da Cidade e nas Localidades do Interior do Município, tanto no Hospital Felipe Jorge como nos Postos de Saúde em todo o Município falta Remédios e produtos para fazer um simples curativo que para todos isso é uma Vergonha e todo dia é uma reclamação só diz este funcionário que não quer se identificar por medo da perseguição da atual Administração.

Sabemos que tem que ser divulgado a verdadeira verdade sobre o descaso da Secretaria de Saúde de São Bernardo que além de deixar a População sem atendimento e sem remédios tem um problema serio que é da situação lastimável de seus funcionários que estão com seus Salários atrasados a meses, todos ficam calados por que não querem se manifestar para que não possam perder este mesmo atrasado cala a boca de todos os meses, mais acho isso um regime de escravidão para estes funcionários que para nós são seres humanos que merecem receber seus salários todos os meses em dias para arcarem com suas responsabilidades pessoais.

Não é somente a questão da falta de Médicos e Remédios para a população também tem a questão dos funcionários que muitos deles como toda a Cidade de São Bernardo do Maranhão sabe disso que tem gente que trabalha para prefeitura que esta passando é FOME todos os meses por falta de responsabilidade tanto da Secretaria de Saúde como da Prefeitura Municipal de São Bernardo o Maranhão por permitir que isso aconteça todos os meses.

Estamos solicitando que o Sr. Promotor de Justiça possa averiguar esta situação e que possa dar uma solução o mais rápida possível para este crime cometido por parte da Secretaria de Saúde do Município para com seus Funcionários e averiguar o por que da falta de Médicos nos Postos de Saúde de São Bernardo e sobre a falta de Remédios para os Idosos de nossa Cidade, será que eles pensam que os Idosos não precisam de Remédios todos os meses? Com a Palavra o Ministério Público de São Bernardo do Maranhão.

“A Verdade Tem que Ser Dita!”


Gerson Paz

Flavio Dino em São Bernardo do Maranhão Ganha mais sem o Apoio da Prefeitura.

Flavio Dino em São Bernardo do Maranhão Ganha mais sem o Apoio da Prefeitura.

Em todo lugar da Cidade em conversa com alguns populares de alguns Bairros de São Bernardo a conversa é só uma as Eleições de 2014, todos falam do péssimo Governo que Roseana Sarney esta fazendo para a Região de São Bernardo do Maranhão, desde quando assumiu o Governo do Estado com o Apoio dos dois lados de São Bernardo tanto Situação como Oposições não veem nem ação do Governo para com a Cidade, logo a Governadora fica de mãos atadas por que na Cidade tem um Amigo de longa data de José Sarney e que manda na cidade a mais de 40 anos e claro tem algumas pessoas que são oposição que são lotados no Governo e por isso achamos que ela não faz nada para não desgostar os dois lados que tanto pediram voto para ela nas Eleições de 2010 e que de alguma maneira tem cargos no Governo até hoje.

Mais as coisas estão mudando pelo menos onde passamos o povo fala em uma só voz que não irá votar mais em Roseana Sarney e sim vai dar uma oportunidade para o Ex-Deputado e Diretor da EMBRATUR Flavio Dino do PC do B, logo a população de São Bernardo viu o Partido da Governadora amargar uma derrota por falta de apoio do Governo do Estado, ninguém veio a São Bernardo para se dizer presente e por isso a População esta de alguma maneira decepcionada com tudo isso e ao mesmo tempo Flávio Dino cresce na boca do Povo de São Bernardo e região.

O que vemos que em toda região o crescimento de Flavio Dino é muito grande dia a pós dia e vemos que não é preciso ele fazer muita coisa para que isso aconteça, por falta de algumas ações do Governo do Estado a população migra rapidamente para ter um espirito oposicionista ao Governo atual.

E Flavio Dino tem que ficar na posição em que está logo por que vemos que ele não deve aceitar certos apoios por que pode manchar sua imagem perante a população, logo por que vemos que tem pessoas já pensando em procura-lo para fazer um falso apoio para que em 2014 os verdadeiros aliados fiquem de fora de qualquer situação para as Eleições do ano que vem. Digo isso na nossa Situação local sinceramente o Flavio Dino não pode deixar de acreditar em apoios sérios de pessoas principalmente simples e honestas para com ele, em São Bernardo sabemos que a Prefeitura tem uma tradição em apoiar o Governo e que este ano já soubemos que o Grupo que Pensa que domina a Cidade esta pensando em se dividir e uma parte apoiar o Governo e outra apoiar a Oposição do Estado para que de uma forma ou de outra fique no Governo entendem. Esperamos que o aviso de nossa parte possa alertar o PC do B Estadual para que não possa deixar isso acontecer e que possam ficar de olhos abertos por que Flavio cresce sem precisar de apoio de Prefeitura e de Falsos acordos.

Gerson Paz


Agente de Endemias estão com Salários Atrasados em São Bernardo – MA.

Agente de Endemias estão com Salários Atrasados em São Bernardo – MA.

Como de praxe em São Bernardo – MA a Prefeitura que preferi fazer Arraial deixa Agentes de Endemias sem Salários e o pior de tudo sem explicação nenhuma para a falta de pagamento dos Proventos destes funcionários.
Hoje em conversa com um dos Agentes que a muito indignado por não receber seus Salários falou: “ Passamos o Dia inteiro no Sol e ainda temos que aguentar ficar sem Salários? ...”

Entendemos bem a preocupação deste Trabalhador que tem seu Salário usurpado todos os nesses pela Prefeitura de São Bernardo do maranhão, e sabemos também que o Sr. Prefeito Municipal de São Bernardo do Maranhão jamais tem seu Salário atrasado e que diga-se de passagem é um Bom Salário.

Venhamos e convenhamos a Prefeitura de São Bernardo não esta nem um pouco preocupada com o bem estar de seus Funcionários, por que sinceridade seja dita nenhum funcionário é satisfeito em ganhar a miséria paga por esta Prefeitura, o Sr. Promotor da Cidade que representa o Ministério Público é conhecedor que ninguém pode trabalhar um Mês para qualquer órgão público ou privado sem ter o direito de ganhar um Salário Mínimo e sabermos que a Prefeitura além de deixar os Salários de seus Funcionários atrasado gosta de gastar o Dinheiro Público em coisas desnecessárias como Arraial e Etc.

Esperamos uma Ação do Ministério Público de São Bernardo na pessoa do Sr. Promotor por que ficar mais de dois meses e entrando para o terceiro Mês de Salário atrasado os Agentes de Endemias e outros funcionários que temos conhecimento é inadmissível que possamos aceitar uma coisa destas, esperamos providencias. Com a Palavra Ministério Público de São Bernardo – MA.

“A Verdade Tem que Ser Dita!”

Gerson Paz

13º Salário todo Trabalhador ou Servidor Público deveria Receber mais em São Bernardo -MA nenhum Recebe.


13º Salário todo Trabalhador ou Servidor Público deveria Receber mais em São Bernardo -MA nenhum Recebe.

13º. DECÍMO TERCEIRO SALÁRIO

O décimo terceiro salário consiste na parcela contraprestativa paga pelo empregador ao empregado, em caráter de gratificação legal, no importe da remuneração devida em dezembro de cada ano ou no ultimo mês contratual, caso rompido o contrato.

O instituto inicialmente originou das normas autônomas (costume), sendo posteriormente incorporado pela legislação heterônoma estatal (Lei nº 4.090/1962), estendendo-se ao conjunto de leis que regulam o mercado de trabalho.

Todo trabalhador tem direito ao 13º salário, constitucionalmente previsto no artigo 7º, VIII, que estabelece o "décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria".

A gratificação natalina tem natureza salarial, sendo direito de todos os trabalhadores e dever de todos os empregadores. Deve ser paga em duas frações, a primeira, até o mês de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro do respectivo ano.

A Carta Fundamental em seu artigo 39, §3º estendeu o beneficio do décimo terceiro salário a todos os servidores públicos. Logo, todos os servidores terão o direito de receber a gratificação natalina.

O percentual a ser pago é o determinado na Constituição Federal, ou seja, será calculado com base na remuneração integral, que equivale ao vencimento acrescido das vantagens pecuniárias. É o vencimento básico mais as demais vantagens que o servidor faz jus.

Assim, o décimo terceiro salário deve ser pago ao servidor com base na remuneração integral (vencimento mais as vantagens) em duas parcelas sendo que a segunda tem como prazo máximo dia 20 de dezembro.

Por ter natureza salarial, o décimo terceiro salário é protegido pela Constituição Federal , no artigo 7º, X, que estabelece como crime sua retenção dolosa, podendo o empregador ser responsabilizado por crime de apropriação indébita, e sendo o empregador o Município, enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei 101/2000.

É importante ressaltar que conforme mencionado acima o décimo terceiro salário é devido a todos os trabalhadores, sem exclusão de qualquer categoria. Assim, os empregados contratados pela Administração Pública fazem jus ao percebimento da gratificação natalina, que deverá ser paga integralmente se trabalharem o ano todo ou proporcionalmente aos meses contratuais laborados no ano.

Destarte, todos os trabalhadores, servidores e contratados fazem jus ao percebimento do décimo terceiro salário que deverá ser pago com base na remuneração integral (vencimento acrescido de todas as vantagens) e impreterivelmente até o dia 20 de dezembro do respectivo ano.

Em São Bernardo do maranhão muitos Servidores do Município que prestam o ano todo serviço para a Prefeitura não tem este beneficio, além de trabalharem sem ganhar o que é de direito muitos destes trabalhadores são enganados e muitas das vezes têm seus salários usurpados pelo poder Público Municipal e que em conversa com muitos nos falaram que falam que os funcionários que na maioria são contratados não têm direito ao 13º terceiro Salario, como pode, nãos são trabalhadores também? Cadê o Ministério Público que não faz nada para acabar com este crime contra o Trabalhador.

Fonte sobre o Decimo Terceiro:
http://www.fesempre.org.br/00,GRL-ARTIGOS21990,00.html

900 mil estão com direitos políticos suspensos, diz TSE

900 mil estão com direitos políticos suspensos, diz TSE

Da Agência Estado

Quase 900 mil brasileiros estão com os direitos políticos suspensos, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa condição, eles não podem votar nem ser votados e estão impedidos de filiar-se a partido político, exercer cargo público ou em entidade sindical e atuar como diretor ou redator chefe de jornal ou periódico.
Conforme as informações divulgadas pelo TSE, a maior parte dos 883.222 impedimentos decorre de condenação criminal. A segunda principal causa é a incapacidade civil absoluta. Ela ocorre quando a pessoa é considerada incapaz de exercer atos da vida civil, entre outros motivos, por ser portadora de doença mental. Também não podem votar nem ser votados os condenados por improbidade.
Maior colégio eleitoral do País, o Estado de São Paulo é campeão em eleitores com direitos políticos suspensos. Ao todo, 232.905 pessoas estão nessa condição. Em seguida, estão Minas Gerais, com 94.017 suspensões, Rio Grande do Sul, com 81.083, Paraná, com 70.317, e Rio de Janeiro, com 57.533.


sábado, 23 de fevereiro de 2013

VOCÊ TOMA REFRIGERANTE? - DR. LAIR RIBEIRO *IMPORTANTE*

                           Evite Refrigerantes Nutrição Humana Dr. Lair Ribeiro.




Espero que todos possam prestar atenção no que o Dr. Lair Ribeiro tem a dizer....Importante para todos.




Gerson Paz

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Rodo esta agindo em Toda Cidade de São Bernardo - MA.



O Rodo esta agindo em Toda Cidade de São Bernardo - MA.

A população de São Bernardo esta espantada com a ação dos que carregam o Rodo todos os dias na Prefeitura, as pessoas ultimamente tem recebido desta nova Administração presentes que nunca na historia desta cidade tinham recebido, para ser preciso nunca em 40 anos, mais a maioria se conforma por que eles escolheram o Rodo para Governar, como no single da musica que dizia que “depois de nós é nós de novo” e “é para frente que se anda”, o que a população esta vendo é uma sucessão de absurdos pela cidade cometido por pessoas que não tem nenhum senso do ridículo e que sinceramente uma administração que no lugar de caminhar para frente esta caminhando para trás.
Os funcionários da Prefeitura estão sentindo na pele o desconforto de uma Administração que não esta nem ai para o que cada um passa no seu dia a dia, a Prefeitura falou que o recurso que foi passado na semana passada a todos os funcionários foi uma sobra mais que foi questionada por todos na hora do saque por que todos achavam que era mais dos menos de 300,00 reais que foi depositado em cada conta dos atuais funcionários que receberam sabe lá Deus o que.
Todos estão espantados logo por que algo que há muito tempo foi gratuito hoje terão que pagar aluguel à prefeitura, e, diga-se de passagem, um aluguel muito caro, um exemplo tem pessoas que vivem de vender suas verduras e legumes e ter que se deparar em pagar um aluguel caro a prefeitura todos os meses e tirar da vendia de seus produtos que tem dia que a venda num é boa, por que logo na cidade não circula dinheiro para girar o comercio por causa de salários atrasados.
Foi baixado um Edital que diz que em São Bernardo todas as calçadas terão que ser desobstruídas para que o fluxo de pedestres possa trafegar livremente pelas calçadas de São Bernardo, até ai tudo bem, mais o que a Prefeitura vai fazer com todos aqueles que trabalham honestamente nas calçadas e que tiram seu sustento deste trabalho? Onde irão colocar estas pessoas trabalhadoras? Será que será em um lugar que tenha um fluxo de pessoas para que suas mercadorias possam ser vendidas como antes? Um problema que a Prefeitura do Rodo tem que solucionar.
Como cidadão e que moramos em um Pais democrático temos que explicar que em São Bernardo do Maranhão não tem somente coisas boas como diz um blog que menti muito, mais sabemos que em São Bernardo começou o ano de 2013 com o pé esquerdo e que precisa melhor agora mais ainda tudo, a população esta nervosa e não sabe o que pode acontecer hoje ou amanhã, mais sabe que temos que  mesmo é confiar em Deus que sempre esta ao nosso lado e só ele que é realmente bom nesta historia toda.
Gerson Paz

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

“PREFEITURA PERSEGUIDORA”




“PREFEITURA PERSEGUIDORA”

Em uma gestão que se diz nova tem que ser tirada uma palavra que para mim é muito negativa que é a palavra “perseguição”, na Prefeitura de São Bernardo do Maranhão esta palavra é o que reflete o que o Prefeito e sua Trupe de Secretários e Assessores estão fazendo com varias pessoas de bem de São Bernardo e que não dependem nem um centavo desta administração e nem favor para as passadas.

Um exemplo alguns comerciantes estão sendo ameaçados de terem suas mercadorias e pertences jogado na Rua simplesmente por serem contra e muitas das vezes até do lado deles mesmo, será que todos não veem que estamos vivendo em uma Ditadura que em alguns anos em nossa cidade virou um verdadeiro Câncer que só destrói.

A perseguição é implacável, deveria eles que estão no poder parar de perseguir pessoas que diferente deles são acostumadas a trabalhar derramando seu suor todos os dias enquanto eles ficam a esperar para todos os meses a hora de sangrar para beber o sangue desta Prefeitura que é uma das mais Pobres do Maranhão.

A Perseguição de forma disfarçada quando vem por meio de ameaças e seus comunicados assinados por quem pensa que manda não nos mete medo, por que, os que recebem só estão esperando algum ato de Terrorismo por parte dos que estão no poder na Prefeitura de São Bernardo.

Como pode existir num poder público pessoas de coração tão fechado? Como pode existir pessoas tão perseguidoras? Deveriam estas mesmas pessoas cuidar melhor da Saúde de nosso Município que é péssima, deveriam eles cuidar melhor de nossa Educação que é péssima, deveriam eles se envergonhar de pagar 70,00 por mês a um funcionário da Prefeitura, deveriam eles alimentar quem esta verdadeiramente com muita fome em nosso Município, deveriam eles pagar um Salario digno para todos os funcionários tanto efetivos como concursados e contratados, seriam mais humanos com os funcionários contratados que são mais massacrados em São Bernardo.

Como pode em São Bernardo do Maranhão termos uma Prefeitura Perseguidora, como queria que todo o Povo veja as maldades que esta Ditadura faz com todos, mais tenho fé que a hora da Verdade esta chegando, aproveitem bem a hora de vocês, por que Deus nada é feito sem que ele veja ou saiba. Para finalizar digo uma frase: “Felizes os Perseguidos por que eles terão sua recompensa no Final”.

Gerson Paz.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"Prefeitos, transparência já!"




"Prefeitos, transparência já!"


Por Gil Castello Branco
Publicado no facebook dia 29 de Janeiro de 2013


Um amigo, Arildo Dória, passando há alguns anos por uma cidade do interior de Goiás encontrou uma placa curiosa. A tábua de madeira, pregada no meio de duas estacas, anunciava a reforma da praça, o custo da obra e a origem dos recursos, diretamente atribuída ao “Povo de Padre Bernardo”. Diante da frase inusitada, Arildo, velho comunista, sentou-se em um banco que ainda restava no local para refletir sobre a forma da divulgação.

De fato, convenhamos, é mais correto relacionar a origem dos recursos ao povo do que aos governos federal, estaduais ou municipais, como insinuam os políticos nos outdoors sobre as obras públicas. O Estado, por si só, não gera um centavo. Apenas administra os impostos, taxas e contribuições que as pessoas físicas e jurídicas pagam.

Assim sendo, nada mais natural do que a população saber com detalhes como está sendo gasto o seu dinheiro. Como consequência da Lei Complementar 131 — de autoria do senador João Capiberibe —, a partir de 27 de maio próximo todos os 5.568 municípios brasileiros deverão ter as suas contas disponibilizadas na internet. Até então, somente as prefeituras com mais de 50 mil habitantes estavam obrigadas a fazê-lo. No Rio de Janeiro, por exemplo, prefeitos de 55 cidades deverão inaugurar ou aprimorar os portais existentes, se é que ainda não o fizeram. Dentre essas localidades estão Arraial do Cabo, Búzios, Miguel Pereira, Parati, Vassouras, entre outras frequentadas pelos cariocas nos fins de semana.

É provável que alguns prefeitos coloquem empecilhos para o cumprimento da “novidade”, que já estava programada há quatro anos, quando da publicação da lei. Neste caso, os estados e as prefeituras de maior porte poderão colaborar com os pequenos municípios para que os portais tenham qualidade e o menor custo.

Na verdade, os políticos gostam de muita transparência, mas nos governos dos adversários. No entanto, se os recém-eleitos ou reeleitos quiserem mesmo ser transparentes, deverão colocar nos sites de suas cidades as agendas diárias, os plantões dos médicos nos hospitais, o que a prefeitura comprou, por quanto, de quem, em que quantidade, o nome dos funcionários públicos com os respectivos cargos e salários, entre muitas outras informações relevantes para o controle social.

Para a lei ser cumprida, não bastará o site municipal conter o currículo e a foto do prefeito, o telefone do Corpo de Bombeiros e outras informações do gênero. O detalhamento será fundamental para que sejam multiplicados os “auditores”, o que irá aprimorar as administrações públicas. No dia a dia, vários problemas serão minimizados com a fiscalização dos próprios cidadãos.

A título de exemplo, na 36ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, realizado pela CGU, foram encontradas irregularidades no Programa Bolsa Família em todos os 24 municípios examinados, do cadastro desatualizado à frequência escolar. Entre os beneficiários havia proprietários de oficina, salão de beleza, sítio, moto e camionete F4000, além de centenas de funcionários públicos que não se enquadravam nos requisitos do programa.

Em Arraial do Cabo, por exemplo, existiam 397 beneficiários pertencentes a famílias em que pelo menos um membro tinha vínculo empregatício, até mesmo com empresas públicas e sociedades de economia mista. Dentre os espertalhões, 75 servidores vinculados à própria Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo.

O fato não é inédito. Em outras 14 cidades foram identificados funcionários públicos com evidências de renda per capita superior à estabelecida na legislação do programa. Na cidade de Santana (PE), por exemplo, foram encontrados 99 bolsistas empregados na esfera municipal, 62 dos quais na própria prefeitura.

Com os novos portais, bastará haver a divulgação simultânea do nome dos servidores públicos e dos favorecidos pelo Bolsa Família para que qualquer cidadão possa cruzar as informações e denunciar essa “mamata” dos funcionários municipais. Sem dúvida, a transparência é a principal inimiga da corrupção.

As prestações de contas vêm de longo tempo. Na Grécia antiga a comunidade reunia-se na Ágora, a praça pública, para avaliar a contabilidade dos arcontes, embaixadores, generais, sacerdotes e de todos aqueles que geriam o dinheiro público. Nos dias de hoje, a cidadania vem pela via digital.

O essencial é que os homens públicos informem como estão gastando o dinheiro do povo, seja na internet ou na Praça de Padre Bernardo.

Gil Castello Branco é economista e fundador da organização não governamental Associação Contas Abertas.


"O ‘espírito animal’ e a eleição de 2014".



"O ‘espírito animal’ e a eleição de 2014".

Por Merval Pereira
Publicado no facebook dia 17 de janeiro de 2013


Há algum tempo se discute no país o que é preciso fazer para despertar o “espírito animal” do investidor para que voltemos a crescer. O termo é de John Maynard Keynes em “A teoria geral do emprego, do juro e da moeda" (1936). Quando fala das expectativas de longo prazo, ele escreve que a hora certa para investir se dá quando o “espírito animal”, tipo especial de confiança, sobrepõe-se a cálculos matemáticos. “Isso acontece quando o receio do prejuízo, que volta e meia acomete os pioneiros, é colocado de lado como um homem saudável esquece a expectativa da morte”. 

Esse “otimismo espontâneo” geraria uma inclinação natural “para a ação, em vez da inação”, fazendo a “engrenagem” da economia girar. A presidente Dilma tem chamado para conversas privadas ou coletivas os mais importantes empresários brasileiros, numa demonstração de que afinal compreendeu que precisa se comunicar diretamente com eles para dissipar eventuais dúvidas que os fazem recalcitrantes diante da possibilidade de ampliar investimentos no Brasil.

Esse “espírito animal” que o governo pretende despertar depende, no entanto, muito mais de atitudes concretas do que de conversas. A economia este ano será crucial para as pretensões da presidente Dilma de se reeleger, não apenas para viabilizá-la junto ao eleitorado como para desmobilizar movimentos internos no PT e na base aliada para a volta de Lula, que parecia fora das cogitações do ex-presidente, mas passou a ser um dado fundamental do xadrez político a partir do momento em que Lula viu-se acuado por uma série de denúncias, existindo a possibilidade de que venha a ser investigado sobre o mensalão.

Para reagir ao que considera uma campanha de desconstrução de sua imagem, Lula começou a sugerir uma possível volta ao cenário eleitoral, para alimentar uma expectativa de poder que o fortalece e protege de ameaças. Lula pretende sair pelo país em viagens para enfrentar a tal campanha diante do povo, e a ala petista descontente com a gestão da presidente Dilma, assim como políticos de diversas tendências abrigados na aliança governamental, também se anima com essa possibilidade, pois Lula sempre teve uma relação com os políticos mais próxima do que a presidente Dilma.

As políticas assistencialistas do governo certamente são a base de sua popularidade, mas talvez essa imagem de distância do mundo político permita que ela seja tão popular mesmo sem ser nada carismática. Já o carisma de Lula o mantém altamente popular mesmo com a revelação constante de sua leniência com políticos de todas as tendências.

Exatamente porque a economia será uma definidora fundamental das chances de reeleição da presidente Dilma, os políticos começam a abrir os olhos para o que está ocorrendo nessa área, e outro tipo de “espírito animal” começa a se manifestar: o que faz com que procurem com lupa sinais que identifiquem as reais possibilidades de cada potencial candidato à Presidência em 2014.

Esse “espírito animal” faz com que seja pule de dez o apoio à reeleição de Dilma se a economia se recuperar nestes dois anos, mesmo que não venha nenhum “pibão”.

Mas o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está sendo identificado como uma peça fundamental nesse jogo, e sua habilidade política de se manter na base aliada “até 2013”, deixando aberta a possibilidade de candidatura própria, tem chamado a atenção de seus pares. A candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) ainda não se inclui na lista das possibilidades reais, pela fragilidade da oposição e pelos problemas tucanos internos. Mas a capacidade de Aécio de formar alianças faz com que ele não seja desprezado nessa corrida, ainda mais se a situação econômica corroer a imagem da presidente. A presença de Marina Silva e seu novo partido no páreo é outro elemento importante nas análises, e não escapa aos políticos a possibilidade real de um grande acordo oposicionista, em eventual segundo turno, unindo esses três candidatos.

O que não foi possível em 2010 porque no segundo turno a alma petista de Marina acabou rejeitando um acordo com o tucano José Serra que poderia levá-lo a vencer Dilma. A eleição de 2014 começa a ser jogada este ano e está nas mãos do “espírito animal” dos investidores e dos políticos.

"Sarney e a fome no Socorrão".




"Sarney e a fome no Socorrão".


Por Sandro Vaia 
Na foto: José Sarney.
Publicado no Facebook dia 18 de Janeiro de 2013


“O Maranhão não suportava mais nem queria o contraste de suas terras férteis, seus vales úmidos, seus babaçuais ondulantes , de suas fabulosas riquezas (...) com a miséria, com a angústia, com a fome, com o desespero...” 

Em 1966, o então jovem de 36 anos José Sarney, eleito governador , empolgava o Maranhão com um discurso de posse literariamente contundente, cheio de palavras ásperas, prometendo colocar um fim na miséria e na corrupção que assolavam o Estado. 

Ele prometia “mudar a face do Maranhão” e o povo, entusiasmado, aplaudia. 

Quem quiser se emocionar com o discurso e com as imagens da pobreza do Estado cuja redenção se iniciava naquela posse, pode entrar no Youtube e digitar: “Maranhão 1966, documentário de Glauber Rocha”, e verá, em pouco mais de 8 minutos, um dos documentos mais chocantes já produzidos sobre a realidade política do País, dirigido pelo talento nascente daquele que viria a ser o mais mítico dos nossos cineastas. 

Como poderia imaginar o jovem gênio do cinema que se vivo estivesse, agora, 47 anos depois da posse do governador Sarney, poderia repetir o documentário com o mesmo roteiro de pobreza e miséria que prometia combater e eliminar naquele derramado discurso de posse. 

O Maranhão é hoje, 47 anos depois do início do domínio da oligarquia Sarney, o penúltimo estado no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, superado apenas pelo tenebroso estado de Alagoas, que já foi comandado também por um ex-presidente da República. 

Uma semana atrás, o médico diretor de um hospital público do Maranhão, apelidado de Socorrão I, apareceu num programa de televisão e escreveu no Facebook pedindo à população que doasse alimentos e produtos de limpeza para que o hospital pudesse continuar funcionando. 

O hospital é municipal, comporta 128 pacientes mas tem 216 internados, e o descalabro em que está é atribuído ao ex-prefeito João Castelo (PSDB), que acaba de encerrar a sua gestão.O prefeito que assumiu decretou estado de emergência na saúde pública de São Luis. 

O ex-prefeito, cuja maior obra é o estádio de futebol que consagra seu nome no aumentativo-Castelão- apesar de filiado ao PSDB, recebeu o apoio da governadora Roseane Sarney no segundo turno, mas perdeu para um político do obscuro PTC. 

O Maranhão definha, e as palavras de José Sarney de 1966 perderam-se no vento, enquanto ele cortava a fita de inauguração da exposição “Modernidade no Senado Federal-Presidência de José Sarney”, paga com dinheiro público, na semana passada,em Brasília.

Dinheiro que poderia comprar comida para os doentes do Socorrão.


"O paradoxo do PMDB".




"O paradoxo do PMDB".

Por Merval Pereira
Publicado no Facebook dia 19 de Janeiro de 2013

O PMDB se prepara para um dos momentos mais importantes de sua trajetória política enfrentando um paradoxo que não lhe é desconhecido. Por um desses desígnios da sorte vai presidir as duas Casas do Congresso nos anos vitais para a sucessão presidencial, mas seus indicados para o cargo, o deputado federal Henrique Alves e o senador Renan Calheiros, se têm uma aparente tranquilidade para se eleger junto a seus pares, não desfrutam junto à opinião pública de uma imagem que permita ao partido se impor como uma alternativa de poder. 

O fato de terem uma imagem interna melhor que a externa provavelmente indica que o Congresso é uma instituição em choque com a opinião pública, tendo perdido já há algum tempo a característica de representar o pensamento médio brasileiro, seja pela influência financeira nos pleitos, seja pelas possibilidades que o sistema eleitoral brasileiro dá para desvirtuar o voto popular com as coligações proporcionais. Ou ainda pela distribuição não proporcional das cadeiras pelos Estados da Federação.

O PMDB terá nos próximos dois anos a oportunidade de ter sob seu controle o Congresso Nacional, um dos Poderes da República que, no entanto, está tão desmoralizado na posição subalterna em que se colocou diante do Executivo e do Judiciário que dificilmente dá a seus representantes a possibilidade de se igualarem aos seus pares dos demais poderes.

Mesmo assim, o PMDB terá condições de barrar iniciativas do Executivo, de propor ações concretas, de não limitar sua ação ao fisiologismo, se quiser ter um peso decisivo na eleição presidencial de 2014. Essa preocupação não é só do PMDB, mas de todos os partidos aliados do governo que têm projetos políticos de mais longo prazo, como o PSB e até mesmo o recente PSD, mal nascido e já inquieto com a disputa do poder político paulista.

O PT conseguiu ficar na oposição nos dois governos de Fernando Henrique, tendo se recusado a aderir à transição chefiada por Itamar Franco, justamente por que tinha uma expectativa de poder alimentada pela ida de Lula ao segundo turno da eleição presidencial de 1989 contra Collor. A derrocada do governo, comandada pela bancada petista no Congresso e pelos movimentos sociais nas ruas, deu a sensação ao PT de que chegara a sua hora. A alternativa partidária derrotada nas urnas mostrava-se novamente à disposição dos eleitores em 1994, e poderia até mesmo ter sucesso se os planos não fossem atropelados pelo Plano Real.

A falta de expectativa de poder nesses anos petistas implodiu por dentro a oposição e resultou no PSD, um abrigo para todos que não querem ficar longe do poder. A decisão do PMDB de não disputar várias eleições presidenciais nos últimos anos explicaria porque não tem uma imagem política nacional, embora domine a política regional mantendo sua estrutura enraizada por todo o país, o que resulta de sua própria origem. Durante os anos de ditadura, só restava aos partidos disputarem o poder municipal, e à medida que foi se ampliando a possibilidade de disputar eleições, o PMDB foi deixando suas raízes pelo interior do país, o que lhe garante uma estrutura nacional invejável que o PT, depois de 10 anos de poder, e o PSDB, mesmo tendo ficado oito anos na Presidência, não conseguiram superar.

Deixando, no entanto, que questões locais se sobrepusessem às nacionais, demonstrou uma vocação política restrita, aceitando o papel de coadjuvante de PT e PSDB, partidos que têm "vocação presidencial". No momento em que assume o controle do Poder Legislativo, tem a chance de se impor como parceiro preferencial e não apenas decorativo do PT, ou de participar do jogo de poder com outros parceiros, caso seu faro apurado descubra que o vento do poder mudou de direção.

Mas o PMDB tem contra si o histórico fisiológico de suas principais lideranças que dificulta antever nas suas ações um movimento de revigoramento do Poder Legislativo, sem o que continuará sendo um ator periférico, sempre aliado do poder do momento, mas sem credenciais para exercê-lo. Continuará sendo vítima de sua própria trajetória política, sem condições de governar, mas sendo imprescindível a qualquer governo.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Rodo de São Bernardo do Maranhão esta agindo primeiro nos dele mesmo, pode?



Rodo de São Bernardo do Maranhão esta agindo primeiro nos dele mesmo, pode?

Era só o que faltava, o rodo de São Bernardo do Maranhão esta agindo nos que votaram nele mesmo, todos em São Bernardo estavam pensando que este tão rodo era para os da Oposição mais o que esta acontecendo é o contrario, como pode, no mercado central de São Bernardo noticias da rua soubemos que uma Secretaria não sabemos quem, chegou lá e foi em cada box e afirmou que todos irão pagar a suas próprias energias e vão pagar aluguel também para a Prefeitura de São Bernardo, “Passa o Rodo”, como pode uma Administração desastrosa dessas massacrar os próprios que votaram neles mesmos, e fazer isso logo com quem mais precisam deles mais sinceramente eu já esperava por uma ação dessas deste grupo desastroso para infelicidade de quem votou neles, já foram demitidos pessoas que eles acham descartáveis, e já tiraram algumas diretoras de alguns colégios do município e remanejaram e outras estão como diz a linguagem da rua Rodadas sem saber para onde ir, como pode acontecer algo assim com todos que estavam, entre aspas, com eles neste pleito eleitoral, simplesmente até fazendo o que eles queriam, mais simplesmente foram pegos de surpresa pelo “Passa o Rodo”.

Agora o povo deles está vendo verdadeiramente a mão desta Administração desastrosa que “Nada Faz Com Amor” e sim “Passa o Rodo” em pessoas do próprio grupo deles e o pior em quem simplesmente votou no Rodo de São Bernardo, mais o povo esta sentindo na pele que sua escolha foi e sempre será errada, mais quero tranquilizar a todos que o pior ainda vai vir, por que a lista para serem demitidos é enorme, e você que esta lendo este Blog agora se for do grupo desastroso que esta no poder cuidado por que você pode ser a próxima vitima do “Passa o Rodo”.

Quero terminar dizendo que em São Bernardo esta as mil maravilhas, com corrupção a vista, nepotismo correndo Souto nesta administração, e o pior que se chegarmos a precisar de algum serviço desta Prefeitura Privada que de Pública não tem nada, nós da Oposição ficamos sem nenhum serviço público por que todo serviço da Prefeitura de São Bernardo é só para quem eles querem e isso é vergonhoso demais em pleno Século 21 acontecer certos absurdos como acontece aqui em São Bernardo do Maranhão e finalizo dizendo “Passa o Rodo” em todo mundo que votou neste Grupo desastroso que esta no poder.

Gerson Paz 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Na Minha Opinião Dilma tem mesmo que sair do PT.




Na Minha Opinião Dilma tem mesmo que sair do PT.

Os Rumores que a Presidente Dilma Rousseff vai sair do Partido dos Trabalhadores não é por menos o que o Partido esta fazendo em todo Pais, uma campanha para arrecadar os valores das multas dos condenados pelo mensalão do PT pelo Supremo, como pode se fosse eu também cogitaria minha saída, ela esta certíssima em deixar a historia sair na rua.

O Presidente Lula deveria mesmo é ficar no lado de sua Companheira até o fim, agora em alguns sites se cogita a volta do Ex-Presidente para concorrer nas próximas eleições de 2014 como candidato a presidente concorrendo contra Dilma como pode isso? Para mim é uma falta de noção mesmo e dar chances enormes para o PSDB que já não tem muito espaço nacionalmente voltar ativa para ganhar mais e mais terreno com essa burrada do PT Nacional.
Mesmo sabendo que no Partido dos Trabalhadores tem pessoas que se acham craques em Politica mais a minha opinião é clara temos que fazer como o que o Presidente Lula disse uma vez em Time que esta ganhando não se mexe, se a Presidente sair do Partido o partido tem é que se aliar a ela e não ficar contra ela, a vez agora é da Dilma e não do Lula agora depois de um possível segundo mandato ai sim temos que colocar uma possível volta do Presidente Lula a cena Politica Nacional mais agora acho precipitação amigos.

Quero lembrar que a Presidente não gostou nada deste manifesto que para mim foi imprudente do PT Nacional afrontando o STF e CNJ que querem moralizar o Brasil e começando com os Mansaleiros dos PT para depois partir para o PSDB e DEM por esta razão sacrifícios é bom de vez em quando mais os dirigentes Petistas que são a favor dos condenados são totalmente contra a Presidente e seu Governo de Independência do PT, todos em que vemos e analisamos as opiniões vemos que acham que é o momento certo da Presidente sair do PT é este e ir logo para o PDT ou PMDB como falam que seria melhor mesmo entre as duas siglas o PDT por que o PMDB vai para onde tem o poder isso é fato e não se parece nada com as características da Presidente Dilma Rousseff.

Finalizamos dizendo que as mudanças estão acontecendo e estamos vendo somente rumores, mais espero que nossa Presidente decida mesmo sair do PT por que ele já deu o que tinha que dar neste momento, logo por que com tantos escândalos que houve do início do mandato do Presidente Lula para cá acho que o Povo Brasileiro já chega de tanto escândalo, e como vemos que a Presidente Dilma tem a aprovação de mais de 80% dos Brasileiros por mérito dela e de mais ninguém, ela já prova que sabe mesmo o que esta fazendo e temos que nos orgulhar de temos uma Presidente muito mais muito competente no Palácio do Planalto, agora usando uma frase batida que é nunca na historia deste pais, o Presidente Lula acertou mesmo em colocar a Presidente Dilma como Presidente desta Republica por que ela mostra por que veio tanto para continuar no caminho certo como para dar uma pitada de carinho de mãe, de todos os Presidentes desde do Primeiro até o Lula foi a melhor decisão colocar uma Mulher Competente para ser Presidente do Brasil seja no PT ou no PDT ainda sim ela será a melhor para passar os oito anos no comando do Brasil.

Gerson Paz.