sábado, 29 de janeiro de 2011

Visita a Secretaria de Segurança em São Luis

Estive na tarde de ontem dia 28 de Janeiro de 2011 para falar com o Coronel Antonio Roberto dos Santos Silva que é Secretario da Secretaria de Modernização Institucional, mais ele não estava e consegui falar com o Capitão Davi e tivemos mais de 1 hora de conversa e falamos de diversos assuntos que irei citá-los agora.

Conversamos a respeito de que o Conselho Comunitário de Segurança de São Bernardo ganhou do Governo Federal um Tele Centro para inclusão Digital, mais que enfrentamos uma problemática por que não temos espaço para colocar este Tele Centro, e viemos mais pedir ajuda para a Secretaria mais pelo que vi e ouvi da parte do Capitão Davi é que os Conselhos tanto regulamentados ou não são independentes e a Secretaria de Segurança é somente uma parceira dos Conselhos e não tem obrigação alguma com os Conselhos para ajudar nesse sentido ou dar alguma ajuda para os conselhos tanto da Capital como do Interior do Estado.

Falamos também sobre o oficio que deixei a Secretaria solicitando uma Viatura adequada para o Distrito da Policia Civil de São Bernardo, e foi falado também sobre civis dirigindo carros oficiais, ou melhor, dizendo Viaturas dentro da Cidade, mesmo sabendo que isso acontece com freqüência em São Bernardo, e foi dito que iremos pedir e exigir providencia desta secretaria.

Foi falado que foi solicitado do Comando Geral da Policia Militar do Maranhão por meio de oficio uma viatura Palio Branca que esta descaracterizada e que para nosso ver não estava sendo utilizada para os fins, e solicitamos que fosse doada em regime de comodato para o Conselho de São Bernardo, e agora estamos esperando a resposta do Comandante da Policia Militar.

Foi dito também que temos enfrentando inúmeros problemas com os Policiais Militares e Civis da Cidade, problemas estes que estão registrados em Ata que são reclamações de toda população bernardense, sabemos que as Policias tem que ter uma postura para todos e não fazerem os que estão fazendo que é tratar diferente o Pobre do Rico, achamos que isso é inadmissível dentro das Policias Civil e Militar, e estamos solicitando providencias rápidas contra este tipo de abuso com os menos favorecido de nossa Cidade.

Comentado também sobre esta falta de Combustível a qual passa a Policia Militar de São Bernardo, desde quando eu cheguei à cidade que presencio este ato de Policiais Militares pedindo a contribuição a todos os comerciantes da Cidade, e mesmo sabendo que não existe nenhum tipo de parceria com a Policia Militar e Comercio para tão cobrança da referida contribuição para compra de combustível.

Foi colocado em questão para o Capitão Davi que precisamos de uma nova Formação para novos Conselheiros, por que tem muitos conselheiros que não participam de nenhuma atividade dentro do Conselho, solicitamos também aproveitando para que seja dentro desta formação ara novos Conselheiros para dar uma Capacitação para os que estão ativos em suas atividades como Conselheiros, foi dito que este pedido é uma das competências da Secretaria de Segurança para com os Conselhos.

E foi discutido a respeito do Delegado da Cidade o Dr. Sampaio, não sabemos os por que mais ele não quer de maneira nenhuma participar das atividades do Conselho de Nossa Cidade, ele fala mal do Conselho e diz que é perda de tempo ficar debatendo de uma coisa que nunca vai ter solução ou providencia dos órgãos competentes que nesse caso é a Superintendência do Interior.

Foi dito também que será feito por este Conselho o pedido formal a Defensoria Pública do Estado para que seja colocada na Comarca de São Bernardo a Defensoria Pública para atender a população carente onde não tem condições de ter uma defesa de um profissional de Direito que é o Advogado.

Foi falado a respeito das respectivas carteirinhas de identificação dos Conselheiros e foi dito que a Secretaria nessa nova gestão não tem nenhuma responsabilidade pela confecção de carteiras de identificação ou Diplomas para os Conselhos.



Gerson Paz
Presidente do Conselho Comunitario de Segurança
de São Bernardo - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário