segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Prefeito eleito mais novo do país tem 21 anos e um mês e nasceu no Piauí




Prefeito eleito mais novo do país tem 21 anos e um mês e nasceu no Piauí

É do Piauí, ou pelo menos nasceu no Estado, o prefeito mais jovem do país. Com apenas 21 anos, um mês e cinco dias de idade, Pacheco Neto (PSD) foi eleito no município de Chaval, cidade distante 425 km de Fortaleza. Eleito com 59,23% dos votos válidos, Pacheco passou a maior parte da campanha com 20 anos de idade, já que nasceu no dia 4 de setembro de 1991. Ele é natural de Parnaíba e é estudante de direito e de ciências contábeis.

Pela legislação eleitoral brasileira, a idade mínima para se candidatar a prefeito é 21 anos até o dia da posse, marcada para o dia 1º de janeiro de 2013. O estreante é filho do ex-prefeito do município, Paulo Sérgio de Almeida Pacheco. O ex-gestor foi condenado em maio a cinco anos e três meses de prisão, sob a acusação de desvio de verbas públicas federais. Por conta da Lei Ficha Limpa, o filho do ex-prefeito foi lançado candidato em Chaval.

Dos dez candidatos a prefeito com 21 anos inscritos para concorrer às eleições, além de Pacheco Neto, outros cinco foram eleitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A segunda mais jovem e a, também, piauiense Débora de Carvalho Noronha (PTB). Entretanto, Débara foi eleita em uma cidade piauiense, no caso Belém do Piauí.

De acordo com o TSE, a faixa etária de até 25 anos teve 151 candidaturas a prefeituras em todo o país, com 44 eleitos (0,79% do total). Barrados pela Justiça Eleitoral, chefes políticos locais recorrem a parentes próximos, geralmente filhos, para se manterem mandando na política municipal, apesar das restrições apresentadas pela legislação.

Fonte: portal az

Nenhum comentário:

Postar um comentário