segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Maranhão sem Segurança Pública



Ontem vi no Fantástico uma matéria sobre a crise na Segurança Publica no Brasil e me lembrei da enumeras vezes que já fui tanto à Secretaria de Segurança Publica do Estado do Maranhão e no Comando da Policia Militar do Maranhão e relatei a crise da Segurança Publica no Município que resido que é São Bernardo e que vejo que sempre é as mesmas desculpas, a Secretaria de Segurança houve nesse inicio de Governo uma mudança no setor responsável pelos conselhos que é a Secretaria Adjunta de Mobilização Institucional, ufa que sigla longa, e agora lá as pessoas estão mais é engatinhando do que trabalhando, tive mais foi irritação do que informação por que logo as pessoas que lá estavam no passado não muito distante me davam uma atenção vamos dizer que melhor mesmo sabendo que não me ajudariam em nada mais faziam o que podiam, todos saíram e voltaram para suas verdadeiras funções.

A muito tempo que venho a denunciar que as coisas que vem acontecendo em São Bernardo não deve acontecer, mesmo contra a opinião de minha esposa que acha que não devo me envolver nisso por tudo que acontece não tem jeito de mudar e então temos que nos conformar, mais não me conformo e digo mais que tudo que esta acontecendo não só na minha cidade mais em todo o Estado do Maranhão é com a conivência da Secretaria de Segurança, por que me dizer que ninguém sabe de nada é querer tampar o sol com a peneira, e isso é motivo suficiente para se indignar com a Secretaria Publica de segurança deste Estado e claro com o Governo do Estado.

Fico a pensar que é preciso passar na televisão em uma Emissora de TV a situação dos Distritos no Maranhão para que o Sr. Secretario de Segurança ver qual é a verdadeira realidade na Segurança Pública na sua gestão, é vergonhoso tudo isso, onde esta o Governo e a Governadora que vimos prometendo mundo e fundos em sua Campanha? E o que vemos é tudo o contrario de suas palavras Sra. Governadora Roseana Sarney.

Na minha cidade acontece todo tipo de irregularidade, como por exemplo, Policial Militar ter que sair de Comercio em Comercio mendigando a todo Comerciante Local dinheiro para comprar combustível para a Viatura por que a cota que vem do Quartel de Chapadinha não é suficiente para o Mês inteiro, isso é vergonhoso para mim como cidadão ver esse tipo de cena feita por alguém que deveria ter todo suporte do Estado para supostamente me proteger e proteger minha família.

Outro assunto que para mim esta batido demais e que não me canso em relatar é sobre nosso Delegado do Distrito Policial de São Bernardo (me reservo a não citar nome), o Sr. Delegado usa a viatura como sua para fazer viagens particulares, e a mesma viatura é imprópria para o uso das atividades da Policia Civil, logo ela é descaracterizada, o distrito apesar de estar em ótimas condições, instalações recém reformadas, apesar dos demais Distritos do Estado o DP de São Bernardo é uns dos melhores do interior do Maranhão, infelizmente no DP de São Bernardo por ter um só Escrivão e um só carcereiro que são concursados e alem de treinados são qualificados para o Serviço Policial, mais os outros que lá trabalham não são qualificados e nem treinados para trabalhar em Departamento Policial, nem para fazer diligencias e nem investigações, são funcionários indicados pelo poder Público Municipal, nada contra mais para se trabalhar em Distritos Policiais como falei antes tem que ser treinados e capacitados para esse serviço e não escolhidos aleatoriamente e colocado sem critério nenhum no DP da Cidade.

Apesar como foi visto na Reportagem do Fantástico ontem, essa pratica é usada por outros municípios mais como falou o repórter é inadequada o uso de pessoas não qualificadas para trabalhar nas Cadeias do Brasil, e que estão transformando em cabide de Emprego para diversos Políticos Locais no Brasil.

Gerson Paz – São Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário