quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bira afirma que sua pré-candidatura não é contra um adversário do PT e sim contra a oligarquia que domina o MA há quase 50 anos


Da Assecom Dep. Bira

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o grande expediente da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (07), para parabenizar o Partido dos Trabalhadores pelo aniversário de 32 anos. A disputa interna do PT pela condição de candidato a prefeitura de São Luís e os problemas vividos pela sociedade ludovicense foram outros temas abordados no discurso. 

Bira iniciou seu pronunciamento apresentando um histórico do PT, desde sua fundação, ainda no período de ditadura militar, passando pelas lutas pela reabertura, diretas já e a eleição do ex-presidente Lula e da Presidente Dilma Rousseff.

No dia 10 de fevereiro o PT completará 32 anos. Várias lideranças ligadas ao movimento social, ao movimento sindical, aos intelectuais comprometidos do país, às comunidades eclesiais de base fundaram o Partido dos Trabalhadores. O Colégio Sion, em São Paulo via nascer o que hoje é o maior partido da América Latina com 1.535.782 filiados, 95 deputados federais, 13 senadores, 5 governadores, 559 prefeitos.

“O PT tem uma história absolutamente incomparável, é um dos poucos partidos da história do Brasil, talvez quem saiba o único, que não nasceram de cima para baixo, mas de baixo para cima. Foram os movimentos de base da sociedade que forjaram e construíram o Partido dos Trabalhadores, o partido que já elegeu um presidente operário por duas vezes pela primeira vez na história desse país e agora elegeu uma mulher, a presidente Dilma Rousseff”, disse Bira.

O deputado anunciou que estará na festa de aniversário do Partido, em Brasília, no dia 10/02. A homenagem do petista pôde ser compreendida pela maneira como ele falou do maior nome do PT no Maranhão, o presidente de honra do partido, Manoel da Conceição. O único maranhense que estava na reunião de Fundação do PT, um militante histórico, camponês, a liderança maior, que hoje vive em Imperatriz.

Pré-candidatura

Em um segundo momento Bira falou sobre a situação vivida internamente no PT do MA. O partido realizará um encontro de delegados (prévias indiretas), para definir seu candidato a prefeitura de São Luís. De 05 a 09 de março será o período de inscrição de chapas, dia 25 de março eleição dos 220 delegados, em votação secreta, e dia 15 de abril a definição do candidato.

O parlamentar confirmou sua pré-candidatura a prefeitura de São Luís, contra o candidato indicado pela oligarquia Sarney, o vice-governador Washington Luís. Bira relembrou os últimos fatos, inclusive uma reunião da bancada do PT com o vice-governador, na oportunidade Washington anunciou seu apoio a candidatura do deputado petista.

“Eu não sei qual foi o peru que ele comeu no Natal, mas a conversa mudou completamente depois do Natal. Aconteceu uma reunião, em Curupu, liderada pelo senador José Sarney, e nessa reunião tomaram a decisão. E o que é interessante, é que ele não fez parte dessa reunião. E tanto é verdade que eu estava em passeio com a minha família, no recesso desta Casa e fui alcançado por um telefonema, era ele. Já tinha nota nos jornais, nos blogs, já dizia para todo mundo, todo mundo já anunciava, o candidato é ele, o grupo escolheu, vai ser ele o candidato, mas ele não sabia. Ele me ligou pra dizer: “é mentira o que estão dizendo, isso não é verdade, meu candidato é você, são invenções de blogs, não sei de onde estão tirando essa história”!”, afirmou Bira.

De acordo com Bira, estes fatos são um flagrante absoluto do completo distanciamento do vice-governador em relação à decisão que foi tomada. Ele estava alheio e não participou da discussão, foi comunicado da decisão e teve que obedecer. Prova real de sua subserviência a oligarquia Sarney.

“Esse não é o projeto do PT, esse é o projeto do grupo dominante deste Estado e aqui quem fala é um militante histórico desse partido, que quando ele chegou já me encontrou na militância. E eu digo com todas as convicções que eu tenho, nós não vamos nos curvar a isso. Nós vamos enfrentar essa situação com a mesma energia que sempre enfrentamos todos os embates da nossa história, não temos medo”, confirmou o parlamentar.

O embate que está por vir internamente no PT, não entre dois adversários petistas e sim entre o deputado Bira e uma oligarquia que completará 50 anos em 2015. “Se depender de nós isso não vai acontecer. é esse o enfrentamento nosso, enfrentamos um império e sabemos disso, que controla todos os Poderes desse Estado; mídia, poder econômico, tudo. Mas vamos enfrentar. É dessa forma que nós vamos encarar essa situação”, reafirmou Bira.

Problemas de São Luís

O parlamentar lamentou que a situação vivida por São Luís hoje, no ano de seu 4º centenário, seja de calamidade total. Os problemas se proliferam em quase todos os setores da sociedade, saúde, educação, trânsito, custo de vida, segurança pública são setores trágicos da nossa capital. O petista afirmou que nesses aspectos a administração do atual prefeito da capital fracassou completamente. 

A posição de Bira é muito clara em relação à administração de São Luís, isto é, apresentando sempre, críticas absolutamente claras em relação à administração local.

“O Trânsito: é o primeiro visto por qualquer cidadão, ninguém mais consegue se locomover nessa cidade. Educação: não tem mais espaço nas escolas, tem que ter anexos improvisados, porque não se constrói escolas para atender a demanda? os professores estão em greve. São Luís é hoje a cidade mais cara para se viver e você não consegue ter os serviços que merece, seja na educação ou na saúde, que é o campo de concentração, os Socorrões da vida. São Luís tem os restaurantes mais caros do Brasil, trinta e seis reais é a média de um prato aqui em São Luís. Dizem que o mercado imobiliário de São Luís é um dos mais caros do País, superando Fortaleza e Salvador. Segurança pública: a estatística mostra, Ministério da Justiça, que somos a quinta capital mais violenta do Brasil. Nós somos mais violentos do que o Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belém”, elencou Bira.

O petista, contudo soube diferenciar as situações e separar as responsabilidades pelos problemas estruturais de São Luís. O Governo do Estado também tem uma parcela na situação de caos que a cidade se encontra. O saneamento básico que não existe em quase todos os bairros e nas praias e o racionamento de água histórico imposto pela CAEMA. A Cidade Olímpica, maior ocupação da periferia de São Luis, maior da América Latina, até hoje não tem uma escola de ensino médio.  

“Vamos traçar um projeto para São Luís, vamos traçar um plano para nossa cidade com a participação do povo. Esta vai ser a diferença, porque infelizmente o prefeito João Castelo não gosta de dialogar com o povo, não gosta de participação popular, talvez esse tenha sido um dos maiores erros que ele tenha cometido. A governadora Roseana do mesmo jeito”, garantiu Bira.

Ao encerrar seu pronunciamento Bira agradeceu os deputados Rubens Jr (PC do B) e Eliziane Gama (PPS) pela participação no jantar de lançamento da pré-candidatura do petista, na última sexta-feira (03). Reconheceu também a solidariedade dos partidos do campo democrático popular que decidiram aguardar a decisão do PT para poder resolver a situação desse campo em relação às candidaturas. 

“O que nós combatemos não é uma pessoa, quero que fique muito claro isso para a população da nossa cidade e do nosso Estado. Não combatemos uma pessoa, nós combatemos um modelo político que foi instalado há quase 50 anos neste Maranhão, que é um modelo concentrador de poder e concentrador de riqueza, é o que nós chamamos de oligarquia. Concentra o poder e concentra as riquezas. O povo está miserável, mas eles estão apodrecendo de riqueza”, concluiu Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário