Marketing político na
Internet
O marketing político na Internet e eleições
Este ano, muitos
candidatos a prefeituras e câmaras de municipais já estão pensando em ações de marketing político na Internet para as
eleições municipais de 2012. Com o sucesso de Barack Obama na campanha de 2008
e algumas boas campanhas que se destacaram aqui no Brasil nas eleições
majoritárias de 2010, nenhum candidato pode ignorar essa ferramenta. Porém,
surgem dúvidas em relação a como implementar uma estratégia de marketing político
digital. Que recursos digitais usar? Que tipo de profissional contratar?
Quanto isso irá custar? As perguntas procedem, mas mais importante que isso é
entender o conceito que está por trás de uma campanha de marketing político na
Internet. Sem entender esse conceito básico, não há como ter sucesso em
qualquer tipo de ação de marketing eleitoral online.
Marketing político na Internet é uma coisa e propaganda política é outra
Esse é um ponto
fundamental a ser entendido pelos candidatos. Quando tratamos de marketing
político digital estamos traçando uma estratégia macro. Uma coisa é você
distribuir santinhos ao eleitores e outra é você planejar como será esse
santinho e onde será distribuído. A propaganda política é o
resultado final de todo um planejamento estratégico de atuação, é a ação final
de um processo. O marketing político na Internet é bem mais complexo. Marketing
político eleitoral envolve todo um processo pesquisa, definição de perfis,
ambiente de campanha, seleção de ferramentas e monitoramento de resultados. O
marketing político é muito mais um processo de definição de ações de
inteligência estratégica de construção de argumentos do que a ação em si.
Quando jogamos o
cenário da campanha para o ambiente da Internet esse processo
ganha o rótulo de marketing político digital
e é nesse ponto que muita coisa muda. Seria um grande erro tentar levar para
Internet o formato e estrutura de uma campanha eleitoral no ambiente físico.
Simplesmente não funcionaria. A Internet tem regras próprias e por isso, quando
falamos de marketing político na Internet estamos
falando de uma campanha totalmente diferente daquela que estamos acostumados a
ver no ambiente físico. Na web o processo de convencimento é muito mais sutil e
elaborado. É necessário criar um engajamento e ter um diferencial real em
relação aos outros candidatos.
Marketing político na Internet
O marketing
político na Internet exige muito mais do que declarações nas mídias
socias, ele exige engajamento do público e interação. Quando se leva a
campanha política para a web, leva-se todo um trabalho de convencimento para um
ambiente bidirecional e altamente interativo. Essa é a grande diferença do marketing
político digital. Ao contrário das ferramentas de marketing eleitoral
do ambiente físico o marketing eleitoral na internet possibilita a interação
dos usuários, o que faz toda a diferença. Os eleitores tem na Internet, a
possibilidade de dialogar com os candidatos e por isso as campanhas precisam
focar no engajamento. Não se pode usar a Internet como palanque eleitoral com
um conteúdo unicamente declaratório e não sujeito à argumentação. A
interatividade é a ferramenta chave do marketing político digital e é
cobrada pelo eleitor digital.
A interatividade é o segredo do marketing político na Internet
O pilar de uma
campanha de marketing político na Internet está na interatividade
e é a partir dela que se alcançará o objetivo principal da campanha, o
convencimento. As redes sociais são conhecidamente
espaços de interação entre as pessoas e por isso, uma campanha em mídias
sociais obrigatoriamente deve levar esse ponto em consideração. No nosso curso
de marketing político digital, é justamente no módulo que falamos sobre
redes sociais que colocamos o ponto máximo dessa interação candidato/eleitor.
Ao cogitar sobre a
adoção de um planejamento de marketing político na Internet tenha em mente
que a essência do assunto é a questão do engajamento e interação com o eleitor,
sem os quais não vale nem a pena pensar em marketing político digital.
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