quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conselho aposenta desembargador de tribunal do Rio



Conselho aposenta desembargador de tribunal do Rio

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu nesta terça-feira aposentar compulsoriamente o desembargador Roberto Wider, ex-corregedor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

Ele é acusado de participação em um esquema de favorecimento a empresários e tabeliães de cartórios. Segundo investigação do CNJ, Wider teria beneficiado dois advogados do empresário e lobista Eduardo Raschkovsky, acusado de intermediar a venda de sentenças na Justiça do Rio, ao selecioná-los para assumir interinamente a vaga em cartórios do Estado. 


O desembargador estava afastado do cargo pelo CNJ desde janeiro de 2010, depois de o então corregedor, Gilson Dipp, ter identificado, durante uma inspeção, indícios de irregularidades na atuação de Wider. O esquema foi revelado pelo jornal "O Globo", em 2009. 

A decisão CNJ foi aprovada por 12 votos a 2. O relator do caso no conselho, Tourinho Neto, foi derrotado ao lado do conselheiro Silvio Rocha. 

A aposentadoria compulsória, punição máxima no CNJ, ocorre uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a Corregedoria do órgão a abrir investigação contra magistrados. A defesa de Roberto Wider negou envolvimento dele nas irregularidades e pode ainda recorrer diretamente ao STF.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/1048776-conselho-aposenta-desembargador-de-tribunal-do-rio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário