quinta-feira, 26 de abril de 2012

VAMOS MATAR A SAUDADE DA NOVELA ROQUE SANTEIRO DE 1985 - 1986



VAMOS MATAR A SAUDADE DA NOVELA ROQUE SANTEIRO

Novela passava na TV Globo - 20h
De 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986
Novela de 209 capítulos
Novela de Dias Gomes
Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva
Colaboração de Marcílio Moraes e Joaquim Assis
Direção de Gonzaga Blota, Marcos Paulo, Jayme Monjardim e Paulo Ubiratan

"Trair o amante com o marido de quem foi viúva sem nunca ter sido."

O dia a dia em Asa Branca, pequena cidade no nordeste brasileiro. Lá, há dezessete anos, o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, tombou morto ao defender a população dos homens do bandido Navalhada, logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo.

Só que Roque não está morto e volta à cidade ameaçando pôr um fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o Padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta que vê ameaçado o seu romance com a Viúva Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortificar o mito e tirar vantagens pessoais.




Ao retornar, Roque interfere na relação entre Sinhozinho Malta e Porcina, além de reascender a paixão de Mocinha, a verdadeira noiva que nunca se conformou com seu desaparecimento e que se manteve casta à espera de seu amor, mesmo pensando que ele estivesse morto. Ela é filha do Prefeito Abelha e da beata Dona Pombinha, e é cortejada pelo soturno Professor Astromar Junqueira, suspeito de ser o lobisomen.

Asa Branca também fica movimentada com a chegada de Matilde, velha amiga de Sinhozinho Malta, que monta o único hotel da cidade, a Pousada do Sossego, e traz do Rio de Janeiro duas "meninas", Ninon e Rosaly, que vão trabalhar em sua boate Sexus e enfrentar a ferrenha oposição do Padre Hipólito e das beatas da cidade, comandadas por Dona Pombinha Abelha.



Também chega à cidade a equipe de filmagem de Gérson do Valle, o cineasta que vai filmar a saga de Roque Santeiro. A película tem como astros principais a atriz Linda Bastos, por quem o diretor é apaixonado, e o mulherengo Roberto Mathias, que acaba por se envolver com a Viúva Porcina, com Tânia, a contestadora filha de Sinhozinho Malta, e com Dona Lulu, a reprimida esposa de Zé das Medalhas. 


Para quem gosta ela esta sendo novamente exibida no Canal Viva que é um Canal da Rede Globo de Televisão e recomendamos uma ótima diversão.

Fonte: http://www.teledramaturgia.com.br/tele/roque85s.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário