quarta-feira, 14 de março de 2012

CORONELISMO EM TEMPOS DE INTERNET: A MÁSCARA SEMPRE CAI.


CORONELISMO EM TEMPOS DE INTERNET: A MÁSCARA SEMPRE CAI.

É, definitivamente ainda tem quem ache que o coronelismo é uma boa arma. O problema é que não é. Não em tempos de Internet. 

Por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA

A 2ª Vara da Comarca de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, condenou o ex-vereador do município, Vandir Meurer, a indenizar a família do estudante de Jornalismo João Arthur Moraes. A decisão, aplicada pelo juiz Osmar de Aguiar Pacheco, estipula valor de R$ 10,2 mil a ser pago pelo político, a título de danos morais, por comentário feito em Plenário na Câmara de Rio Pardo.

E que tipo de comentário poderia causar essa comoção?
O episódio que motivou a ação teve início em fevereiro de 2006. Na época, o estudante de Jornalismo publicou em seu blog pessoal texto criticando supostas irregularidades cometidas pelo então vereador do município. Reportagem veiculada pela Rádio Gaúcha e RBS TV, afiliada da Rede Globo, exibiu imagens de vereadores da região fazendo turismo em Balneário Camboriú. Enviados ao local para fazer cursos, os políticos apareciam nas imagens tomando banho de mar, viajando para o Paraguai e visitando as cataratas de Foz do Iguaçu. 

Um mês depois de publicar o texto, o então vereador rebateu as denúncias, criticando a família de Arthur Mendes. "Ele [Meurer] disse que meu pai era um alcoólatra irrecuperável", disse o estudante ao Portal IMPRENSA. "Ainda falou que minha mãe, funcionária pública, fazia o trabalho mal feito e que iria vigiá-la".

Depois do episódio, a família do rapaz entrou com uma ação contra o vereador, por calúnia e difamação e venceu. Tudo bem que a justiça seja lenta, lentíssima em certos casos, mas há de se convir que essa demora serviu pra alguma coisa. 

Em plena era de blogs e twitter, e de frequentes tentativas de cercear ambos os meios, esse caso atinge outra repercussão. Atos de coronelismo ganham outro tipo de tratamento. Se antes a arbitrariedade era louvável como demonstração de poder e prestígio, agora revela a verdadeira face. 

Também mostra a finesse daqueles que estão em cargos políticos. O mais baixo no nível da educação que se aprende em casa #CasoyFeelings. Tão digno quanto o amável prefeito de Barueri Rubens Furlan

É, quanto a isso, o projeto de lei que obriga a avisarem sobre publicidade com photoshop não vai resolver. Pena que não tem nada para proteger eleitores contra a manipulação de imagem. Quantos lobos em pele de cordeiro não temos por aí, se aproveitando dos seus cargos para fazer valer suas picuinhas? 

É como diz o estudante João Arthur Moraes depois do episódio.
"O dinheiro da indenização, para mim e minha família, não tem muita relevância. O que vale disso tudo é que, mesmo uma pessoa pública, como um vereador, não esta em nenhum patamar acima do nosso, meros cidadãos, e não tem o direito de difamar uma família, ou falar o que achar conveniente se valendo de um cargo público". 

FONTE: http://www.limaoemlimonada.com.br/2010/03/coronelismo-em-tempos-de-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário